NOTÍCIAS

Itaipu monitora presença do coronavírus em esgoto para mapear pandemia em Foz do Iguaçu/PR

itaipu

Monitoramento é feito em parceria com universidade paulista. Segundo pesquisadores envolvidos no projeto, acompanhamento pode ajudar a antecipar em até duas semanas as curvas da média móvel de casos

 

analise-esgoto

Imagem Ilustrativa

 

Um monitoramento em amostras de esgoto feito pela Itaipu Binacional está mapeando, por bairros, a incidência da pandemia do coronavírus em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

De acordo com os pesquisadores envolvidos, a análise da presença do vírus no esgoto permite antecipar em até duas semanas as curvas de média móvel por regiões da cidade.

Segundo a Itaipu, o monitoramento ajuda a vigilância epidemiológica do município porque pessoas contaminadas podem eliminar o vírus nas fezes antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 42 mil pessoas tiveram Covid-19 desde o início da pandemia na cidade. 1.015 delas morreram vítimas da doença.


LEIA TAMBÉM: PESQUISADORES DA UFV DESENVOLVEM FILTRO CAPAZ DE DESTRUIR O CORONAVÍRUS EM ESGOTO HOSPITALAR


Segundo a secretaria estadual, a regional de Foz do Iguaçu, que engloba vários municípios da região, tem a maior incidência de casos e mortes por 100 mil habitantes de todo o Paraná.

De acordo com a prefeitura, mais de 130 mil pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose da vacina na cidade.

Projeto

A análise nas estações de esgoto da Sanepar começou a ser feita em fevereiro.

Segundo a Itaipu, as amostras de esgoto são coletadas e enviadas para a Universidade Federal do ABC, em São Paulo, para análise.

De acordo com a Sanepar, embora o vírus possa ser detectado nas amostras, não há possibilidade de transmissão pelo esgoto.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do município, as informações serão utilizadas para análises de tendências da pandemia e subsidiar decisões da gestão municipal.

Fonte: G1.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SABESP REALIZA OBRAS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MONTE SERRAT E NOVA COTIA EM SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SANEPAR INVESTE R$ 177 MI PARA EXECUTAR PROJETOS EM DIVERSOS MUNICÍPIOS