NOTÍCIAS

Indústria brasileira de papel e celulose avança na redução do consumo de água

Empresas de papel e celulose investem em gestão, pesquisa e tecnologia para poupar água nos viveiros, na floresta e na produção

 

papel-e-celulose-0317

 

Depois de atingir os melhores padrões mundiais, o desafio da indústria brasileira de papel e celulose é avançar na redução no consumo de água. Há 40 anos, o setor gastava de 180 m³ a 200 m³ de água para produzir uma tonelada de celulose. Hoje, o consumo caiu para 25 m³ de água por tonelada. O avanço é resultado de programas de redução de perdas na captação, do desenvolvimento de espécies mais resistentes à escassez hídrica, do manejo da floresta com soluções inovadoras como o plantio em mosaico, que intercala trechos plantados com florestas nativas, e do emprego de tecnologias como o reúso da água.

Fibria

No lançamento do relatório anual de atividades 2016, no mês que vem, a Fibria vai anunciar metas até 2025 para a água. A empresa é líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto, com capacidade para 5,3 milhões de toneladas anuais. A meta é poupar 34 bilhões de litros em uma década com ações em três focos.

Na floresta, gestão hídrica de microbacias e disseminação de conhecimento técnico. Nos viveiros, redução de 17% do consumo de captação de água por muda produzida. Na indústria, redução de 17% do consumo de captação de água por tonelada de celulose produzida. “A missão é produzir mais com menor impacto e uso de recursos naturais”, afirma Umberto Cinque, gerente de meio ambiente industrial da Fibria.

Veracel

A Veracel, que produz 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto por ano, investe em novas tecnologias para reduzir 10 % no uso de água, para 24 m³ por tonelada de celulose produzida. O consumo de água do rio Jequitinhonha, que abastece a unidade no sul da Bahia, hoje chega a 3,3 milhões de litros por hora, mas três milhões de litros voltam à natureza depois de tratados.

A água é devolvida ao rio 800 m antes da captação. Espécies mais resistentes reduzem o consumo de água na floresta de mais de 200 mil hectares. Um hidrogel ambientalmente correto ajuda a minimizar a necessidade de água da planta. “No nível que estamos, o desafio é a gestão do consumo para a produção”, diz Ari Medeiros, diretor de operações da Veracel.

Klabin

A Klabin, com capacidade de produção de 2 milhões de toneladas/ano de papel e 1,5 milhão tonelada/ano de celulose para o mercado em 17 unidades, desenvolve programas que começam no monitoramento das bacias. Na floresta há projetos de modelagens ecofisiológicas e de adaptação de espécies ao clima, além do emprego de tecnologias de plantio que evitam a irrigação e da aplicação de gel na planta para a retenção de água. Na indústria, o foco está nas quatro grandes unidades: Otacílio Costa (SC), Telêmaco Borba (PR), projeto Puma, em Ortigueira (PR) e em Correia Pinto (SC).

“Cuidar da qualidade do solo, da água e do ar é da nossa natureza”, diz Francisco Razzolini, diretor de tecnologia e unidade de celulose da Klabin.

Suzano

A Suzano gerencia os recursos hídricos da perpetuidade das fontes ao tratamento da água consumida. Em duas fábricas chegou a reduzir o consumo de água em até 10%. A empresa investe R$ 100 milhões na expansão e modernização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Unidade Mucuri, para melhorar a qualidade da água devolvida ao rio que abastece a fábrica da Bahia.

Foto: Veracel

Fonte: Valor

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS