NOTÍCIAS

Grupo Solví recebe recurso do BNDES para usina de biometano no Sul

Grupo Solví recebe recurso do BNDES para usina de biometano no Sul

Financiamento de R$ 76,4 milhões possibilitará aproveitamento do biogás do aterro sanitário de São Leopoldo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 76,4 milhões à Biometano São Leopoldo S.A., do Grupo Solví, para construção de uma usina de produção de biometano em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). O crédito corresponde a cerca de 80,1% do total ser investido no empreendimento, que terá capacidade máxima de produção diária de 32.400 metros cúbicos. Com recursos do Fundo Clima e do Finem, a nova usina obterá o biometano a partir da purificação do biogás proveniente do aterro sanitário da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), empresa controlada pelo Grupo Solví. A Gruen fornecerá todo o sistema de purificação. É o único fabricante nacional, em escala industrial, de soluções baseadas na tecnologia PSA e oferece assistência técnica totalmente local.

O projeto contribui para mitigar as mudanças climáticas, bem como apoiar na transição energética e descarbonização das indústrias e do setor de transportes, pois trata-se de uma alternativa renovável que pode substituir combustíveis fósseis, como diesel e gás natural, evitando a emissão em mais de 80 mil toneladas de gás carbônico equivalente ao ano. A produção se dá por meio da captura do biogás emitido na decomposição dos resíduos orgânicos do aterro sanitário. Em seguida, a planta de biometano processa o biogás e o adequa aos padrões de qualidade exigidos pela regulação e pelos clientes.

“O projeto da planta de biometano em São Leopoldo, reforça nosso compromisso com a sociedade e a responsabilidade socioambiental com a comunidade onde atuamos, além de promover a valorização e a destinação adequada dos resíduos urbanos. Essa nova usina contribuirá para fortalecer a transição energética e a descarbonização da matriz energética do Rio Grande do Sul. Durante a implantação, estão previstas 80 vagas de emprego e, na operação, a expectativa é de gerar 16 postos de trabalho diretos, reforçando nosso papel na geração de impacto positivo e sustentável para a localidade”, afirma o diretor-presidente de Energia Verde do Grupo Solví, Marcelo Cerqueira.

Solvi

A Biometano São Leopoldo, propriedade das empresas Solvi Essencis Ambiental e da Arpoador Biopar, é uma sociedade de propósito específico (SPE). Criada com o objetivo de oferecer uma solução para a descarbonização energética, a iniciativa purifica o biogás gerado no aterro sanitário de São Leopoldo. A empresa instalará a unidade nas próprias dependências do aterro, que recebe resíduos de 50 municípios da região. Entre eles estão Sapucaia do Sul, Esteio, Portão, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Fonte: Amanhã


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS