NOTÍCIAS

Prazo de entrega da ETE do Rio Itapecerica termina em Divinópolis/MG

ete

Prazo de entrega da ETE do Rio Itapecerica termina em Divinópolis — Foto: Reprodução/TV Integração

A Estação de Tratamento (ETE) do Rio Itapecerica, em Divinópolis, deveria ficar pronta ainda em dezembro, segundo está previsto no contrato firmado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Entretanto, apenas 85% das obras estão prontas.

As obras da rede coletora, na região do Bairro Bom Pastor, só devem ser finalizadas em janeiro de 2019, conforme a concessionária.

Segundo os comerciantes, a promessa da Copasa era de que em 45 dias a obra seria concluída, mas já se passaram mais de dois meses. Os moradores da região também relatam estar com dificuldade de entrar e sair de casa devido às intervenções na rua.

“Tem 60 dias que não entra cliente na minha loja porque o acesso está difícil. O cliente fica confuso e desiste porque não quer perder tempo”, conta o comerciante José Luiz Pacheco.

Atraso

O acordo que deu direito à Copasa de fazer a coleta e tratamento de esgoto de Divinópolis previa que as estações de tratamento estivessem em pleno funcionamento em 2016, mas o prazo não foi cumprido e a empresa conseguiu autorização para prorrogar para dezembro de 2018. Contudo, as obras estão atrasadas mais uma vez.

“Estamos em fase de acabamento das unidades. Esses 15% que faltam seriam a drenagem e a pavimentação. A gente espera, ao longo do primeiro semestre, já finalizar por completo essa estrutura”, explica o superintendente de operações da Copasa Centro-Oeste, João Martins.

Estrutura

Para que o esgoto de Divinópolis seja tratado, tubos estão sendo colocados por toda cidade. São cerca de 6.133 metros de rede coletora, 74.434 metros de interceptores, além da construção de dez estações elevatórias para bombear esgoto para as estações de tratamento. Essas obras também estão atrasadas.

Atualmente, as obras estão concentradas na Avenida JK e na Rua Pitangui. Segundo o superintendente de Operações da Copasa, João Martins, o serviço será interrompido no fim do ano e só será finalizado em janeiro.

“Neste trecho, faltam apenas 100 metros para conclusão. Porém, nesse período de fim de ano, é normal que eles façam um recesso. Após essa pausa, esperamos finalizar entre dez a 15 dias, no início de janeiro”, disse João Martins.

Apesar dos atrasos, o superintendente acredita que nas próximas semanas o tratamento do esgoto do Rio Itapecerica pelo menos comece a ser feito. “Nosso compromisso é iniciar o tratamento em 2018, independentemente da quantidade de esgoto”, disse.

O superintendente disse que, se necessário, uma nova prorrogação será comunicada ao Município, informando o percentual de obras já concluídas, além de um planejamento para 2019.

“Temos uma sequência de parte do que não estava previsto inicialmente, que é o caso de Ermida [distrito], onde teremos uma unidade. O sistema é independente. Teremos lá interceptores elevatórias e também uma estação de tratamento. Então vamos comunicar este planejamento ao Município e dar sequência na proposta”, disse.

Questionado sobre sofrer penalidades por causa dos atrasos, o superintendente reforçou que a empresa “não tem esse entendimento, já que está cumprindo o compromisso, apesar dos atrasos”.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: