NOTÍCIAS

Escassez de água: o papel da dessalinização da água do mar

Os métodos de dessalinização da água do mar oferecem soluções eficazes para o combate a um dos maiores problemas mundiais: a escassez de água. Saiba mais.

 

agua

 

A escassez de água a nível mundial é uma das maiores preocupações da atualidade, já que este recurso é fundamental à vida. Venha saber como os métodos de dessalinização da água do mar podem solucionar este problema.

O uso desgovernado das fontes de água potável ao longo dos séculos fez com que este recurso se tornasse um bem escasso e cuja distribuição acontece de forma altamente desigual.

Tendo sido encarada, durante muito tempo, como um recurso infinito, este elemento foi tratado com formas de manejo ecológica e socialmente irresponsáveis, o que acabaria por promover a sua escassez e por acentuar, de forma mais evidente, as desigualdades sociais.

Hoje, como os próprios números lançados pela ONU (Organização das Nações Unidas) nos indicam, este recurso está associado a lógicas de poder, já que os recursos hídricos são findáveis e se encontram, na sua maioria, sob a alçada de países do primeiro mundo.

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi outra das organizações que olhou o problema, manifestando que o acesso à água potável se trata de um luxo acessível a menos de metade da população global.

Ainda que o acentuar das desigualdades esteja a aumentar de forma progressiva, a verdade é que os recursos hídricos do planeta são insuficientes e que a escassez de água se torna um problema cada vez mais severo, à medida que a população mundial aumenta.

Assim, para satisfazer as necessidades fundamentais do ser humano, torna-se mais importante do que nunca pensar em soluções que permitam combater a escassez de água, tornando-a um recurso mais amplo e acessível para todos.

Muitas empresas encontram-se, atualmente, focadas nesta questão e estão a desenvolver e a produzir métodos que podem ajudar a combater o problema, aumentando a quantidade de água própria para consumo.

Venha compreender como as formas de dessalinização da água do mar podem contribuir para o combate à escassez de água.

Dessalinização da água do mar como solução para a escassez de água

A superfície terrestre, como sabe, é 70% formada por água, o que pode causar algum questionamento quando falamos de escassez de água. De facto, apesar de a grande maioria do planeta ser constituído por este elemento, apenas 1% da água é potável é destinada ao consumo, sendo que 97% da água se encontra nos oceanos e é, portanto, salgada e 2% se encontra sob a forma sólida, constituindo geleiras e glaciares.

Tratando-se de um recurso escasso, quando consideramos a água disponível para consumo, é fundamental a procura de soluções que permitam fornecer ao ser humano uma quantidade de água que lhe permita sobreviver e que possa, em simultâneo, combater a desigualdade que se sente quanto à distribuição deste recurso.

Uma vez que os oceanos constituem a mais vasta massas de água no nosso planeta, uma das formas que se encontrou para solucionar o problema da escassez hídrica foi, de facto, a dessalinização da água do mar.

Este método apresenta-se como uma fonte alternativa segura para o fornecimento de água que poderá ter, com o passar do tempo, um impacto cada vez mais significativo no combate à falta de água no mundo.


LEIA TAMBÉM: TECNOLOGIAS DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUAS POR OSMOSE REVERSA


Métodos de dessalinização da água do mar

Uma das razões pelas quais os processos de dessalinização da água do mar não estão mais disseminados prende-se com o facto de que estes eram métodos bastante dispendiosos no passado.

Atualmente, a tecnologia tem permitido o desenvolvimento de formas diversas de dessalinizar a água marinha, que oferecem vantagens para as empresas que pretendem encontrar processos de reutilização da água, com custos operacionais mais baixos, o que tem gerado um grande interesse junto dos executivos e gestores deste tipo de empresa.

Hoje, apresentamos 3 dos métodos mais comuns para a dessalinização da água do mar, que possibilitam a reutilização dos recursos hídricos, de forma acessível e eficaz.

Dessalinização termal

A dessalinização da água do mar pode ser feita através de processos que utilizam a temperatura como primeiro recurso. Neste sentido, processos de destilação (evaporação) podem promover o tratamento da água, tornando-a reutilizável em inúmeros processos corporativos ou mesmo potável.

Este tipo de dessalinização da água do mar consiste em elevar a água a um ponto de ebulição e posterior condensação, separando, assim, a água dos sais.

Dessalinização por osmose reversa

A dessalinização por osmose reversa, também conhecida pela sigla SWRO (Seawater Reverse Osmosis) é outra das formas utilizadas para recuperar a água.

Neste caso, como o nome indica, o processo utilizado é a osmose, sendo utilizada uma membrana semipermeável no processo e aplicada pressão sobre a água marinha, levando a que as moléculas salgadas a separar-se da água e, assim, dessalinizando-a.

Este método tem sido bastante aclamado internacionalmente, já tendo, inclusivamente, sendo utilizado em momentos de catástrofe natural para garantir o aporte de água potável às populações afetadas.

Em termos técnicos, esta tecnologia tem ainda a vantagem de promover um bom desempenho com um consumo energético relativamente baixo e a possibilidade de aplicação em locais complexos.

Dessalinização híbrida

O método de dessalinização híbrida, como o seu nome já indica, trata-se de um método que integra dois ou mais processos para a dessalinização da água do mar.

Pela grande eficácia destes processos – que integram, muitas vezes, a destilação e a osmose inversa – os métodos híbridos podem tornar-se economicamente mais rentáveis para as empresas que desejam reutilizar a água, permitindo uma melhor optimização do uso da eletricidade no processo.

O papel da dessalinização da água do mar para o futuro

A procura ativa pela redução dos custos associados a este tipo de processo, assim como a procura por alternativas ecologicamente mais sustentáveis está a fazer com que, cada vez mais, a dessalinização da água do mar constitua uma alternativa viável para o combate à escassez de água.

Permitindo que se aproveite a massa de água não potável que existe sobre o planeta, este método pode ser a resposta para os problemas de falta de água e também para a imensa desigualdade ao nível da sua distribuição.

Ao nível empresarial, este é um método eficaz para a reutilização dos recursos hídricos e que está a ser implementado de forma progressiva nas empresas que mais valorizam o progresso e que desejam integrar métodos que promovam, também, uma maior igualdade social, uma maior produtividade corporativa e uma melhor sustentabilidade ambiental.

Conheça as tecnologias de dessalinização da Veolia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TECNOLOGIA E REVOLUÇÃO NO BOMBEAMENTO DE ESGOTO EM BAIXAS VAZÕES – SOLEIRAS NEGATIVAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ESTÃO AFETANDO O EQUILÍBRIO HÍDRICO DO NOSSO PLANETA