LEITURA RECOMENDADA

Congresso Internacional Aladyr Brasil ocorreu nos dias 26 e 27/04/23

Congresso Internacional Aladyr 2023

A Associação Latino Americana de Dessalinização e Reuso – Aladyr, promoveu nos dias 26 e 27/04/23 o Congresso Internacional em São Paulo

Foto Oficial do evento Congresso Internacional Aladyr 2023

A Associação Latino Americana de Dessalinização e Reuso – Aladyr, promoveu nos dias 26 e 27/04/23 o Congresso Internacional em São Paulo e reuniu importantes e renomados nomes do setor do Saneamento, com a participação especial de representantes de órgãos públicos e empresas privadas, que debateram e apresentaram os casos de sucesso e as tecnologias de ponta para promover a dessalinização da água do mar e o reúso da água.

O evento contou com diversos painéis que aprofundaram em temas muito importantes com a apresentação de novas tecnologias no segmento de reúso e saneamento.

Primeiro dia: 26/04/23 – Congresso Internacional Aladyr 2023

O Painel inicial no dia 26/04/23 teve como tema “Políticas Públicas para gestão hídrica sustentável e o papel do reúso e dessalinização”.

O evento começou com a apresentação de Anderson Medeiros, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil.

Medeiros abordou o importante Programa Água Doce (PAD), uma iniciativa do governo para garantir o acesso à água potável de qualidade para comunidades do semiárido nordestino.

“O PAD se tornou uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para quem mais precisa. São 936 sistemas em operação, com potencial de atendimento de 371 mil pessoas”, enfatizou A. Medeiros.

O Gerente de Recursos Naturais da CNI – Confederação Nacional da Indústria, Mário Cardoso abordou políticas públicas para a gestão hídrica sustentável, destacando estratégias de adaptação às mudanças climáticas e transição energética.

Também enfatizou a extrema importância do Reuso de água para garantir a segurança hídrica e a sustentabilidade ambiental no país.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) teve como representante o Superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Felipe Tavares que enfatizou o papel da instituição na planificação para garantir a segurança hídrica.

Sobre o uso sustentável da água M. Cardoso comentou:

“O uso sustentável da água só será uma solução plenamente viável caso o custo de sua implementação diminua frente à captação em mananciais superficiais ou subterrâneos”
Além disso, comentou que a dimuição do custo passar por incentivos fiscais para reuso, enquadramento fiscal e aprimorar os normativos para a finalidade de reabastecimento de mananciais.

Com o tema “Panoramas do reuso no Brasil (Desafios e oportunidades)”, a participação de Gesner Oliveira, sócio da GO Associados, e Ana Silvia Santos, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro teve como abordagem principal a diversificação da matriz hídrica por meio da dessalinização e do reúso, discutindo os desafios e oportunidades.

Também apresentaram possibilidades para potenciais clientes das empresas participantes em cada região, mediante um mapeamento de projetos.

“O Brasil não aproveita o reúso, tendo um grande potencial. Aproveitamos menos de 2% das águas residuais. Podemos ter muito mais, como outros países com 10 ou 15%. Isso fortaleceria a matriz hídrica nacional.”, destacou G. Oliveira.

A.Silva destacou e falou como implementar e executar projetos de reúso considerando variáveis de viabilidade e o quadro regulatório e político do reúso. Além disso citou que a reutilização da água é chave para a implantação de políticas robustas de ESG e de economia circular.

Tema: Panoramas reuso no Brasil (Desafios e oportunidades). Ana Silvia P. Ramo e Gesner Oliveira Foto: Oficial  do Congresso Internacional Aladyr 2023

O superintendente da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa Júnior apresentou o programa Novo Rio Pinheiros, abordando o reúso, recarga de manancial e os desafios do saneamento.
Ele enfatizou a extrema importância de soluções inclusivas e que envolvem moradores de assentamentos informais no processo.

“Devemos levar saneamento a todos, sem distinção de classe social ou se trata de habitações informais ou não”.
“Os resultados obtidos até agora são um incentivo para continuar o processo” e acrescentou que muitas pessoas que tinham águas residuais na porta já não os têm. Por isso, o Novo Rio Pinheiros é um projeto inclusivo.” comentou N. Rodrigues.

Também foram compartilhadas as metas do programa e as estratégias e inovações para a recuperação do Rio Pinheiros.

A importância da educação ambiental no projeto, também foi destacado por ele, demonstrando como a conscientização, o envolvimento e o engajamento comunitário são fundamentais para o sucesso das iniciativas de saneamento.

O gerente do setor de digital Center da Cetrel – Calvin Iost apresentou o conceito de “Gêmeos Digitais aplicado às Estações de Tratamento” e compartilhou considerações sobre a integração de novas inovações como Inteligência Artificial, impressão 3D, Metaverso e Realidade aumentada.
Segundo Iost, com o investimento que a Companhia está fazendo em inovação e novas tecnologias é possível ter uma tomada de decisão mais rápida.

“O conceito de gêmeos digitais são réplicas no mundo virtual do que tem no mundo real, então você otimiza a operação, monitoramento e a manutenção das unidades, por exemplo”, afirmou o gerente do setor de digital center da Cetrel.

Calvin também ressaltou:

“Essas tecnologias têm um enorme potencial para serem integradas na gestão hídrica”, permitindo maior eficiência, precisão e sustentabilidade nos processos de tratamento de água e efluentes.

Tema: Gemeos digitais de estações de tratamento. Calvin Stefan Iost Gerente Cetrel . Foto oficial evento Congresso Internacional Aladyr 2023

Com o tema “Reúso indireto: do piloto à consolidação de uma planta municipal” Marcelo Bueno Prado, da Toray Membrane USA, apresentou um estudo de caso de sucesso -San Diego Pure Water, Califórnia e abordou todas as particularidades e indicadores operacionais da planta de 189,4 m3/h, a escolha e configurações dos sistemas de ultrafiltração e osmose reversa.

Também discutiu os problemas encontrados durante o projeto piloto e como eles foram resolvidos.

“A Toray substituiu o selo de borracha das membranas por selos de plástico menos suscetíveis à degradação e que facilitam a substituição”, comentou Marcelo.

Marcus Vallero, gerente de desenvolvimento de negócios de reúso e waste energy da Veolia Water Technologies & Solutions, abordou o tema “Intensificação do tratamento, reúso, remoção de nutrientes e tecnologias de vanguarda”.

Destacando o MBR ZeeWeed e MABR ZeeLung, duas plataformas tecnológicas servindo o mercado global, M.Vallero apresentou o portfólio de tecnologias da empresa para diferentes aplicações e dimensões.

Tema: Intensificação do tratamento, reúso, remoção de nutrientes e tecnologias de vanguarda. Marcus Vallero – Veolia. Foto oficial evento Congresso Internacional Aladyr 2023

 


LEIA TAMBÉM: DESSALINIZAÇÃO: PLANTA DA PRAIA DO FUTURO AVANÇA E JÁ TEM PROJETO


Também compartilhou a experiência da Veolia na utilização de MBR em vários projetos no Brasil, incluindo um estudo de aplicação de MBR no setor municipal, na Sabesp em Campos do Jordão e, também, um caso de reúso na PepsiCo.

Enfatizou que o caso da PepsioCo pode servir de motivação para a atualização normativa, sendo um testemunho de sucesso da tecnologia” Veolia

Segundo dia: 27/04/23 – Congresso Internacional Aladyr 2023

Abrindo o segundo dia do Congresso, o assessor de projetos especiais e novos negócios da CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, Fuad Moura G. Braga, compartilhou a experiência da CAESB com membranas de ultrafiltração no tratamento de água para abastecimento humano no cenário de reúso indireto.

“A implementação da Ultrafiltração para abastecimento público é um caso de sucesso que provou ser eficaz durante a crise hídrica do Distrito Federal, disse Fuad

O painel “Casos de sucesso e modelos de negócios em dessalinização e reúso” foi composto por Aquapolo Ambiental, ArcelorMittal Brasil, Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece e Cia Pernabucana de Saneamento Compesa, contando com a participação do público presente, que fez ótimas perguntas sobre as vantagens da implementação destas tecnologias nos setores industrial e de abastecimento de água potável.

O diretor da Aladyr- Eduardo Pedroza, enfatizou as oportunidades que temos na América Latina para se tornar um ator relevante na transição para Energias Renováveis através da implantação de projetos de Hidrogênio Verde. Ele comentou ainda sobre as vantagens comparativas do Brasil, Chile e Argentina e destacou o papel que a Dessalinização e o Reúso têm no esquema de geração de hidrogênio verde para não competir pela água destinada ao consumo humano. Disse que é evidente que a função do H2V requer a escolha adequada de fonte hídrica.

Representando o Aquapolo Ambiental, Marcio José apresentou a iniciativa da empresa e detalhou o funcionamento das instalações do sistema.
Destacou os benefícios para as empresas que recebem água tratada pelo sistema de reuso e comentou sobre a importância da comunidade estar integrada no projeto.

“O Aquapolo Ambiental utiliza o esgoto tratado pela ETE ABC através do processo de lodos ativados como matéria-prima para a produção de sua água industrial”, destacou M. José.

O gerente da planta de energia da ArcelorMittal Tubarão,Tarley Rezende Secchin, apresentou o projeto de dessalinização que fornece água (500 m3/h) para a usina metalúrgica da empresa e citou os benefícios da aplicação dessa tecnologia em um contexto de escassez hídrica.

A planta dessalinizadora da ArcelorMittal é a maior do Brasil e a primeira do grupo siderúrgico no mundo, tornando-se um caso de sucesso para a gestão hídrica sustentável na indústria.

Artur Dos Santos da Compesa Companhia Pernambucana de Saneamento apresentou o novo sistema de dessalinização de Fernando de Noronha com suas atualizações e otimizações com vazão de produção de 72 m3/h.
Artur destacou o processo de construção, juntamente com os desafios e lições aprendidas que ocorreram. Também comentou que, provavelmente, nos próximos anos será necessária uma expansão da capacidade de dessalinização do sistema.

Painel: Reuso e dessalinização- Casos de sucesso e modelos de negócios. Foto oficial do Congresso Internacional Aladyr 2023

Apresentando um caso de sucesso na aplicação da tecnologia HOD-UV, ultravioleta patenteada pela Atlantium, como pré-tratamento para sistemas de Dessalinização por osmose inversa estiveram presentes Paulo Carvalho, country manager, e Carlos Rivas, innovative application manager da Atlantium Technologies,

O caso citado ser refere a Noracid, primeira planta de fornecimento de ácido sulfúrico para a indústria de mineração de cobre em grande escala no Chile, e teve uma redução de 63% no OPEX, o que superou totalmente as expectativas.

Na apresentação discutiram os benefícios processuais e ambientais de substituir a cloração pela desinfecção hidroóptica (HOD-UV), com base nos resultados do monitoramento do comportamento do biofilme.

“Não se trata apenas de eficiência hídrica, ambiental, redução de custos e maior eficiência energética, mas também do aumento da vida útil da membrana devido à redução dos ciclos de limpeza”, comentou P. Carvalho.

Com o tema “Água residual como fonte de energia verde através de processos de digestão de resíduos biológicos” a Fluence Corporation, representada por Michele Ceccaroni, Business Developer da empresa, abordou o caso de sucesso na indústria de carne na Argentina, que utiliza o efluente para gerar sua própria energia.

Os dois dias do evento foram de muito sucesso de público e interações, assim como boas  trocas de experiências entre os participantes.

Equipe Cetrel – Foto oficial cedida pelo Congresso Internacional Aladyr

Fonte: Flávio H. Zavarise Lemos e Denise Akemi para o Portal Tratamento de Água.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: INVESTIMENTOS EM H2V DEVEM MOVIMENTAR US$ 12 TRILHÕES EM 25 ANOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MUDANÇA CLIMÁTICA CAUSA CALOR RECORDE NO MEDITERRÂNEO

Mais sobre este autor:

Fundada em 30 de novembro de 2010, no âmbito do II Seminário Internacional de Dessalinização na cidade de Antofagasta, Chile. A AADYR é uma associação sem fins lucrativos que promove conhecimentos oportunos e experiências em torno de tecnologias de dessalinização, reuso de água e tratamento de efluentes, a fim de otimizar a gestão hídrica na América Latina e garantir o acesso à água potável dentro de padrões de qualidade, eficiência, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e futuro social.

Mais publicações deste autor »

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: