Especialistas da Busch Brasil mostram como a engenharia impulsiona produtividade, inovação e sustentabilidade em sistemas industriais de vácuo.
De acordo com a consultoria MarketsandMarkets Research, o mercado global de bombas de vácuo deve crescer de USD 6,5 bilhões em 2025 para USD 8,4 bilhões em 2030, registrando um CAGR de 5,3% no período de previsão. No cenário industrial, a engenharia desempenha um papel estratégico para garantir eficiência, segurança e alto desempenho dos sistemas de vácuo aplicados a setores como o químico, farmacêutico, de plásticos, alimentício, sucroalcooleiro e automotivo.
Trata-se de um trabalho que combina conhecimento técnico, inovação e integração de processos. Nesse sentido, vai desde o cálculo e dimensionamento de bombas para diferentes aplicações até a instalação e o comissionamento em campo. Além disso, especialistas da Busch Brasil — empresa integrante do Busch Group global e fornecedora de tecnologia de vácuo — destacam que a expertise em engenharia, aplicada à montagem, soldagem, testes e integração de sistemas de vácuo. Somada à capacidade de desenvolver painéis elétricos de controle, simples ou complexos, essa expertise garante soluções personalizadas em conformidade com as normas técnicas e legais brasileiras.
Nesse processo, especialistas da Busch Brasil esclarecem que a automação exerce um papel essencial e pode ser compreendida em duas frentes principais: hardware e software. O hardware está relacionado aos painéis elétricos, já mencionados anteriormente, enquanto o software representa a inteligência que comanda o sistema. É por meio dele que se desenvolvem as lógicas capazes de transformar o hardware em uma solução eficiente. Isso atende aos requerimentos técnicos e, ao mesmo tempo, permite a personalização dos processos conforme as necessidades de cada cliente.
Tecnologia em Ação
Entre os exemplos concretos estão os sistemas completos fornecidos com central de vácuo. Esses sistemas são essenciais para o funcionamento de processos como liofilização, secagem e destilação na indústria química e farmacêutica. Há também soluções para extrusão e transporte de matéria-prima na indústria plástica. Além disso, destacam-se os projetos voltados à indústria automotiva, que demandam soluções capazes de operar em condições severas, como o vácuo em altas temperaturas na produção de pneus.
Essa atuação especializada não apenas impulsiona a eficiência operacional das empresas, como também contribui diretamente para a inovação e a sustentabilidade em diferentes cadeias produtivas. “Nosso papel como engenheiros é compreender a fundo cada processo, calcular e integrar a melhor solução para maximizar desempenho e confiabilidade. Vamos além do fornecimento de equipamentos, para garantir que todo o sistema de vácuo funcione de forma otimizada e segura ao longo do tempo”, afirma Achim Lessel, Diretor Geral da Busch Brasil.
Engenharia sob medida impulsiona confiabilidade em sistemas de vácuo
O desenvolvimento de um sistema de vácuo industrial eficiente passa por um processo estruturado, que exige uma engenharia altamente qualificada e integrada. Desde a primeira conversa com o cliente até a operação plena, um time técnico experiente traduz necessidades específicas em soluções que combinem desempenho, segurança, conformidade e sustentabilidade.
Dessa maneira, o trabalho começa com a consultoria e análise. Nesse momento, a equipe técnica busca compreender em profundidade o processo, as demandas e os desafios do cliente. A seguir, o projeto e o orçamento transformam essas informações em um conceito técnico viável, levando em conta as condições locais, os requisitos legais e o desempenho esperado.
Na fase de construção, cada componente é montado com precisão, assegurando qualidade e integração. Concluída essa etapa, a instalação conecta a solução ao processo produtivo, acompanhada de testes rigorosos e do treinamento da equipe para garantir operação e manutenção corretas. Por fim, o serviço e a manutenção preventiva asseguram que o sistema opere de forma contínua e eficiente, prevenindo paradas inesperadas.
Para Achim Lessel, Diretor Geral, o diferencial está na atuação próxima e colaborativa:
“Uma engenharia eficiente é essencial para liderar um processo conjunto com o cliente, transformando requisitos técnicos em soluções de sistemas de vácuo confiáveis, seguras e sustentáveis, que tragam resultados consistentes ao longo do tempo e possam se adaptar a necessidades futuras.”
Sobre o Busch Group
O Busch Group é um dos maiores fabricantes mundiais de bombas de vácuo, sistemas de vácuo, sopradores, compressores e sistemas de redução de gases. Sob seu guarda-chuva, o grupo abriga duas marcas renomadas: Busch Vacuum Solutions e Pfeiffer Vacuum+Fab Solutions. Os sistemas de redução de gases anteriormente oferecidos pela centrotherm clean solutions – uma antiga marca do Busch Group –, agora fazem parte do portfólio da Pfeiffer. A ampla oferta de produtos e serviços inclui soluções para aplicações de vácuo, sobrepressão e redução de gases em todos os setores, como alimentos, semicondutores, análise, produtos químicos e de plásticos. Isso também inclui o projeto e a construção de sistemas de vácuo personalizados e uma rede global de serviços.
O Busch Group é administrado pela família Busch. Mais de 8.000 funcionários em 44 países trabalham para o grupo. A Busch está sediada em Maulburg, Baden-Württemberg, na região da tríplice fronteira entre Alemanha, França e Suíça. O Busch Group possui 23 fábricas próprias, localizadas na China, República Tcheca, França, Alemanha, Índia, Romênia, Coreia do Sul, Suíça, Reino Unido, EUA e Vietnã. Adicionalmente, possui receita anual consolidada de cerca de 2 bilhões de euros. Para mais informações, acesse: www.buschvacuum.com/br/pt/
Consulte os nossos especialistas:
+55 (11) 4016-8285
[email protected]
Fonte: Busch