A BIOSIS Saneamento Ambiental iniciou a operação de mais um Removedor de Lodo Submerso, desta vez, instalado na Estação de Tratamento de São Francisco do Sul em Santa Catarina.
Este equipamento tem a função de remover o lodo sedimentado no decantador em tempo real, acabando com a necessidade de esvaziar o tanque para as longas limpezas manuais, economizando milhões de litros de água tratada
Foto Divulgação Biosis (O Removedor de Lodo evita o desperdício de milhões de litros de água)
O Removedor de Lodo Submerso da BIOSIS também evita o contato direto dos colaboradores da ETA com material químico e biológico.
Foto 1 – Divulgação Instalação certificada pela BIOSIS Saneamento Ambiental
Funcionamento do Equipamento
O Removedor de Lodo Submerso opera por sucção, aspirando o lodo sedimentado no fundo do decantador evitando seu acúmulo. O volume gerado pela precipitação de floculados é removido do tanque através de tubulação de afastamento abaixo da linha d’água, de forma rápida, segura e higiênica.
Tecnologia Exclusiva
Apresentamos uma tecnologia inovadora em um equipamento robusto, durável que demanda baixa manutenção. É composto por uma estrutura submersa de tubos, perfis e cabos em aço inoxidável, que se movimentam pela extensão do tanque de decantação.
Como funciona o Removedor de Lodo Submerso?
A movimentação ocorre sobre rodízios, dispensando o uso de trilhos e tubos telescópicos o que evita travamentos, descarrilamentos e empenamentos.
LEIA TAMBÉM: BIOSIS LISTA VANTAGENS DE INSTALAR UM SISTEMA DE AERAÇÃO POR AR DIFUSO
Especificações Técnicas
O Removedor de Lodo é modular e supre qualquer tanque de decantação retangular de ETA com o mínimo de alteração. Cada estrutura submersa pode ter largura de 3,0 m a 9,0 m e atende a um comprimento de tanque de até 40 m, atuando como módulo independente. Tanques maiores são cobertos utilizando uma combinação de módulos individuais. As estruturas submersas ocupam menos de 0,3 m de altura em relação ao fundo do tanque, portanto podem ser instaladas em decantadores de alta taxa equipados com módulos de decantação, sem qualquer interferência estrutural.
Sistema Automatizado
Apresenta operação simples e flexível. Cada equipamento possui seu próprio painel de controle equipado com CLP e interface IHM de alta tecnologia que permite parametrização da rotação do variador de velocidade do motor e dos tempos de parada da unidade submersa, tanto na ida quanto na volta, além de controlar a atuação da válvula de descarga do lodo. Opcionalmente, para instalações que demandam diversas unidades em operação conjunta, existe a possibilidade de instalar um painel controlador geral, aumentando o nível de automação do processo.
Foto 2 – Divulgação Equipe BIOSIS esteve presencialmente para treinamento dos colaboradores da ETA
A Equipe BIOSIS visitou a ETA em São Francisco do Sul e realizou um treinamento intuitivo e interativo com os profissionais responsáveis pela operação do equipamento durante 3 dias.
O Removedor de Lodo Submerso da BIOSIS Saneamento Ambiental remove até 35 mil litros de lodo por hora, de forma automática, tornando possível elevar a qualidade da água, economizar recursos hídricos, elétricos, financeiros, operacionais, tudo isso enquanto mantém a estabilidade da distribuição da água para a população.
Fonte: Biosis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MOVIMENTO+ÁGUA BUSCA UNIVERSALIZAÇÃO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HIDROGÊNIO E O FUTURO ENERGÉTICO DA EUROPA: CAMINHO ESCOLHIDO, MAS COM ALGUNS DESAFIOS