BIBLIOTECA

A carne grelhada é segura para comer?

Veolia – A carne grelhada é segura para comer?

Pesquisadores investigam a influência do cozimento da carne e do teor de gordura na bioacessibilidade de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em carnes grelhadas

Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) são produtos químicos que se formam quando a carne é cozida em altas temperaturas – quando a gordura e os sucos pingam nas chamas enquanto assam, fritam ou grelham. Essas substâncias também podem se formar durante outros processos de preparação de alimentos, como secagem e defumação.

A exposição a HPAs na dieta está ganhando preocupação devido ao risco que esses produtos químicos podem representar para a saúde humana. Em experimentos de laboratório, descobriu-se que os HPAs causam alterações no DNA que podem aumentar o risco de câncer. Como resultado, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (AIPC) classificou alguns desses produtos químicos como conhecidos, possíveis ou provavelmente cancerígenos para humanos.

Avaliar a quantidade de uma substância liberada dos alimentos no trato gastrointestinal durante o processo de digestão – ou sua bioacessibilidade – é uma ferramenta importante para medir seu potencial risco à saúde. Mas, atualmente, faltam informações disponíveis sobre a bioacessibilidade dos HPAs em carnes grelhadas.

Medindo a bioacessibilidade

Em um novo estudo, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, os cientistas avaliaram a bioacessibilidade de HPAs em frango e carne grelhados com diferentes graus de cozimento (tempo de cozimento) em diferentes partes do trato gastrointestinal.1 Eles também estudaram a relação entre o teor de gordura de carnes grelhadas e a bioacessibilidade dessas substâncias.

Os pesquisadores mediram 15 HPAs em amostras de frango e carne grelhadas usando cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) – antes e depois da digestão usando saliva, sucos gástricos, intestinais e biliares.

A equipe encontrou 30,73 ng/g de HPAs totais em carne bovina e 70,93 ng/g de HPAs totais em frango antes da digestão. A bioacessibilidade dos HPAs variou entre carne grelhada e frango, com aqueles em carne grelhada exibindo bioacessibilidade relativamente maior. A maior bioacessibilidade dessas substâncias foi após a digestão estomacal, seguida da digestão intestinal e depois salivar. Além disso, a bioacessibilidade dos HPAs aumentou com o aumento do grau de cozimento – e eles foram positivamente correlacionados com os teores de gordura da carne grelhada.

Os pesquisadores usaram água purificada gerada a partir de um sistema de purificação de água de laboratório ELGA PURELAB® para seus experimentos, minimizando o risco de adição de contaminantes que podem afetar seus resultados.

Riscos potenciais a longo prazo

Comer carne grelhada, grelhada e defumada contribui com uma proporção substancial da ingestão total de HPAs, uma vez que esses alimentos estão ganhando popularidade. Os pesquisadores estimaram a ingestão dietética diária (DI) de HPAs através do consumo de carne e frango grelhados – descobrindo que isso também foi afetado pelo grau de cozimento da carne, o que poderia representar um risco de câncer pelo consumo a longo prazo de carnes grelhadas.

No geral, esses achados ajudam a revelar a influência do cozimento da carne e do teor de gordura na bioacessibilidade e bioacumulação de HPAs. Esses achados devem ser empregados na avaliação do risco à saúde da exposição humana a esses produtos químicos a partir do consumo de carnes grelhadas em diferentes graus de cozimento.

Por que escolher ELGA LabWater?

A ELGA LabWater é um nome confiável em água pura e ultrapura desde 1937. Acreditamos em dar a você a escolha de como você usa nossas soluções de purificação de água, apoiada por um excelente serviço e suporte.

Referência:
1. Hamidi EN, et al. Bioaccessibility of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons (PAHs) in Grilled Meat: The Effects of Meat Doneness and Fat Content. Int J Environ Res Public Health 2022;19(2):736 https://doi.org/10.3390/ijerph19020736

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.
Em 2021, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros.

Autor: Veolia


LEIA TAMBÉM: DESCOBERTA ENZIMA QUE DECOMPÕE PLÁSTICO EM MENOS DE UM DIA

ÚLTIMOS ARTIGOS:
História e Contexto da Transposição do Rio São Francisco Água, Desafios e Soluções para o Nordeste

O Rio São Francisco, conhecido como o “Velho Chico”, é um dos principais rios do Brasil, fundamental para o abastecimento de água, geração de energia e desenvolvimento de milhões de

Continuar lendo »

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS