Na Suécia, uma usina de tratamento processa o xixi, transforma-o em pó e o aplica diretamente em plantações de cevada.
Uma empresa de saneamento da Suécia está coletando urina de banheiros químicos para ajudar na produção de cerveja. Sim, cerveja!
A Sanitation360 coletou o xixi dos participantes de um festival de música realizado em 29 de abril em Uppsala, cidade próxima a Estocolmo, capital da Suécia.
A empresa tratou o material em uma usina de processamento e transformou-o em pó. Então, pulverizou o fertilizante sobre uma plantação de cevada maltada na ilha de Gotland, conhecida pela produção de algumas das melhores cervejas suecas.
A Sanitation360 instalou telas nos sanitários para direcionar exclusivamente a coleta da urina. Nesta edição, a empresa recolheu aproximadamente 20 mil litros — o dobro do volume registrado no ano anterior, quando a iniciativa foi realizada pela primeira vez.
Na Suécia, além de o utilizarem para a produção de bebida alcoólica, usam também o xixi como fertilizante natural em outros tipos de plantações. De acordo com a Sanitation360, vários vegetais estão crescendo no país com a inusitada contribuição de milhares de suecos ou estrangeiros que participem de eventos no país.
Além disso, Björn Vinnerås, da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas e um dos líderes da iniciativa, afirmou que o próximo passo é converter urina humana em fertilizante de alta qualidade.
Fonte: Extra Globo