BIBLIOTECA

Urina de banheiros químicos de festival é coletada para ajudar na fabricação de cerveja

Urina de banheiros químicos de festival é coletada para ajudar na fabricação de cerveja

Na Suécia, uma usina de tratamento processa o xixi, transforma-o em pó e o aplica diretamente em plantações de cevada.

Uma empresa de saneamento da Suécia está coletando urina de banheiros químicos para ajudar na produção de cerveja. Sim, cerveja!

A Sanitation360 coletou o xixi dos participantes de um festival de música realizado em 29 de abril em Uppsala, cidade próxima a Estocolmo, capital da Suécia.

A empresa tratou o material em uma usina de processamento e transformou-o em pó. Então, pulverizou o fertilizante sobre uma plantação de cevada maltada na ilha de Gotland, conhecida pela produção de algumas das melhores cervejas suecas.

A Sanitation360 instalou telas nos sanitários para direcionar exclusivamente a coleta da urina. Nesta edição, a empresa recolheu aproximadamente 20 mil litros — o dobro do volume registrado no ano anterior, quando a iniciativa foi realizada pela primeira vez.

Na Suécia, além de o utilizarem para a produção de bebida alcoólica, usam também o xixi como fertilizante natural em outros tipos de plantações. De acordo com a Sanitation360, vários vegetais estão crescendo no país com a inusitada contribuição de milhares de suecos ou estrangeiros que participem de eventos no país.

Além disso, Björn Vinnerås, da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas e um dos líderes da iniciativa, afirmou que o próximo passo é converter urina humana em fertilizante de alta qualidade.

Fonte: Extra Globo


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS