BIBLIOTECA

Tratamento de efluente agroindustrial em reator combinado anaeróbio-aeróbio de leito fixo

Resumo

As características dos efluentes agroindustriais após o tratamento adotado nas indústria demanda o aprimoramento das técnicas aplicadas. Nesse sentido, foi avaliado a eficiência de remoção de matéria carbonácea e nitrogenada em um reator combinado anaeróbio-aeróbio de leito fixo (RAALF), confeccionado em plexiglass em formato cilíndrico com volume útil de aproximadamente 4,75 L. Para imobilização da biomassa foram utilizadas matrizes cúbicas de espuma de poliuretano envoltas por uma estrutura rígida de polipropileno. O reator foi operado em escala de bancada com Tempo de Detenção Hidráulica (TDH) de 24h e recirculação de 200% da vazão de entrada. Os resultados da avalição apresentaram eficiência de remoção de matéria orgânica em termo de DQO bruta e filtrada de 50% e 69% respectivamente. Quanto a eficiência de remoção de matéria orgânica nitrogenada, em termos de NT, o reator apresentou eficiências de 71%. As eficiências dos processos de nitrificação e desnitrificação foram de 80% e 76%, respectivamente. Esses resultados comprovam a eficiência do sistema combinado RAALF, no tratamento de efluente agroindustrial e a importância do fornecimento de carbono para a remoção dos compostos nitrogenados, proporcionada através da recirculação do efluente.

Introdução

Os impactos ambientais provocados pelas atividades agroindustriais estão associados a demanda e ao processo do abate. Para o abate bovino são utilizados em média 2500 L de água por cabeça, sendo todo este volume convertido em efluente. As altas concentrações de matéria orgânica (superiores a 100.000 mg.L-1), sólidos em suspensão e proteínas, caracterizam este remanescente e o torna um potencial poluidor (DALLAGO, 2009; ISOLD; KOETZ, 2004; ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY, 2002).

A lacuna relacionada ao lançamento desses efluentes em corpos hídricos está nas concentrações de nitrogênio, que se apresentam acima dos padrões estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da resolução 430/2011 (15 mg.L-1). Vale mencionar que o despejo continuo de altas concentrações de compostos nitrogenados pode causar danos à saúde pública e à vida aquática, como o consumo do oxigênio dissolvido nos corpos d’água (OLIVEIRA NETTO, 2007; SEDLAK, 1991).

Para minimizar esses impactos e enquadrar o efluente nos padrões legais é fundamental aprimorar as tecnologias de tratamento adotadas nas indústrias. Considerando as características do efluente agroindustrial a aplicação dos tratamentos biológicos torna-se atrativa do ponto de vista econômico, entretanto a aplicação das vias metabólicas isoladas não proporcionam o tratamento ideal. Nesse sentido, o emprego de técnicas combinadas como sistemas anaeróbios-aeróbios é uma alternativa que otimiza o tratamento e minimiza as limitações individuais de cada processo (DOMINGUES, 2005).

Diante disto, foi implantado no presente trabalho um sistema de tratamento biológico combinado, que vincula os processos anaeróbio e o aeróbio em um reator de leito fixo (RAALF). Para potencializar os processos responsáveis pela remoção dos compostos nitrogenados (nitrificação e desnitrificação) o efluente foi submetido a recirculação no sistema. Assim, busca-se avaliar a eficiência de remoção de matéria carbonácea e nitrogenada, empregado no tratamento de efluente bruto, proveniente de um abatedouro bovino, coletado em uma unidade industrial localizada no município de Campo Mourão, Estado do Paraná.

Autores: Thayse Nathalie Ferro; Karina Querne de Carvalho; Cristiane Kreutz; Fernando Hermes Passig e Aldria Diana Belini.

ÚLTIMOS ARTIGOS: