BIBLIOTECA

Tratamento de Efluentes

O ozônio é um agente muito eficaz contra todas as bactérias e vírus. Também é muito efetivo contra amebas e protozoários comuns presentes em rios, lagos e piscinas.

O ozônio extermina algas , fungos e micro organismos, incluindo os THMs***, muito citados atualmente nos meios técnicos. Inúmeras estações de tratamento de água no mundo utilizam o ozônio como tratamento primário, seguido de filtração e cloração.

((THMs)Trihalometano é um composto trisubstituído de metano (CH4), em que três átomos de hidrogênio são trocados por três átomos de halogênios (elementos da Família VII ou 7A).

CH4 (Metano) —> CHX3 (Trihalometano), em que X é um halogênio. Os três átomos de halogênio não precisam ser iguais.

A cloração neste caso é usada como um agente de preservação do tratamento nas tubulações e armazenamento da água e não como tratamento básico, como é comum . Foi provado que o cloro como tratamento primário reage com as matérias orgânicas em suspensão na água formando trihalometanos (THMs), ou seja, produtos que a EPA ( Environmental Protection Agency – Agência Norte Americana de Proteção ao meio ambiente ) provou serem mutagênicos, provocando diversos tipos de câncer e por levar mais de 30 anos para serem degradados no meio ambiente. O cloro como agente primário, desde 1995, está sendo banido dos Estados Unidos nas Estações Municipais de Tratamento de água potável.

O ozônio provou ser 20 vezes mais efetivo, 3120 vezes mais rápido, 100 vezes mais solúvel em água e possuir um espectro de ação muito mais amplo do que o cloro. O ozônio também é muito mais efetivo contra os vírus se comparado a outros produtos comuns como o cloro, sal , permanganatos, iodo e outros meios de natureza química.

Tipicamente usamos 0,20 ppm para tratar águas de superfície. Quando por excesso de ferro na água de caixas de prédios e residências temos roupas amareladas, ou quando odor e cor estão presentes, maiores concentrações de ozônio são requeridas para oxidar componentes químicos de origem diversificada : inorgânica, orgânica, microorganismos, bactérias.

Fonte: http://www.ozonix.com.br/efluentes.htm

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS