BIBLIOTECA

Tratamento de Águas

Operação e manutenção da ETA de Bragança

Eng.ª Ana Sofia Dias e Eng.º Fernando Teixeira

AGS – Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, S.A

RESUMO: A ETA do Alto da Fonte da Junqueira, que abastece toda a cidade de Bragança, está dimensionada para tratar um caudal de 15.000m3/dia, estando preparada para servir uma população de cerca de 45.000 habitantes equivalente. A exploração desta instalação encontra-se a cargo da AGS, desde Setembro de 2000, incluída no âmbito de um contrato estabelecido entre a AGS e Câmara Municipal de Bragança para operação, manutenção e controlo de todo o sistema de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais do concelho.

A água bruta que abastece a ETA é proveniente da barragem de Montesinho, e caracteriza-se por possuir uma elevada agressividade e uma baixa mineralização.

O processo de tratamento é composto pelas etapas de pré-oxidação com cloro gasoso, remineralização através da injecção de anidrido carbónico e hidróxido de cálcio, coagulação/ floculação/ decantação, filtração, desinfecção final e acerto de pH com água de cal. O tratamento de lamas é efectuado através do espessamento gravítico e desidratação mecânica.

A água distribuída em Bragança é proveniente do reservatório da ETA, onde é armazenada. Deste reservatório a água segue por adução gravítica numa conduta de cerca de 15 km para três reservatórios: o reservatório da Mãe de Água, o reservatório Elevado e o reservatório de S. Bento, que são responsáveis pelo abastecimento de água de toda a cidade.

Fonte: http://www.ambiente-pt.com/
Revista Bimestral – N.º 66 – Julho – Agosto 2005 – Ano 13

ÚLTIMOS ARTIGOS: