BIBLIOTECA

Estudo de caso: Tratamento de água residual em uma refinaria de óleo bruto

Background

SAPREF é uma joint venture entre a Shell Energia-África do Sul e a BP-África do Sul, sendo a maior refinaria de óleo bruto no país, com capacidade de refino de 8,5 milhões de toneladas por ano. SAPREF tem operado desde 1963, empregando 620 funcionários em seu quadro de profissionais permanentes e sendo certificada tanto pela ISO 9.001 quanto pela ISO 14.001.

Como resultado de uma perturbação na refinaria, uma quantidade excessiva de água residual (5.000 m³) foi acumulada em um tanque de armazenamento por diversos meses e sendo amplamente poluída, contendo fenóis e outros contaminantes que não poderiam ser facilmente reduzidos aos níveis aceitáveis de descarte.

O sr. Ronnie Muruven, gerente de produção da unidade na SAPREF, fora designado para a tarefa de encontrar a melhor solução para a disposição desta água.

Após meses de procura e revisando diversas opções de tratamento, incluindo a disposição direta no sistema de esgoto municipal, entretanto nenhuma solução foi encontrada devido aos elevados níveis de contaminantes. SAPREF então entrou em contato com a BioPetroClean (BPC) que propôs um one-time service no site a fim de tratar tal água contaminada.

Solução BPC

BPC inicialmente considerou a instalação de um sistema skid-mounted (montado sobre plataforma móvel) operando de modo contínuo para a SAPREF. Mas, após análise mais profunda, graças aos níveis de contaminação, em conjunto à vazão estimada do processo, seriam necessários aproximadamente dois meses para limpar os 5.000 m³ de água residual.

Dessa forma, a BPC decidiu realizar o approach de um ponto de vista diferente e implementar uma nova solução do tipo one-time service para a SAPREF que, com base nos níveis de contaminação, a infraestrutura existente e as solicitações do cliente, culminaram na decisão de tratar a água diretamente no tanque de armazenamento contaminado através da inserção do consórcio bacteriano em um sistema batelada (batch system).

ÚLTIMOS ARTIGOS: