BIBLIOTECA

Toxicidade do lodo de flotador de abatedouro de aves e seu biochar em alface

Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar a toxicidade de lodo de flotador de abatedouro de aves e seu biochar, quanto às características germinativas e de crescimento inicial de alface (Lactuca sativa L. var. crespa). O lodo e o biochar, produzido a 350ºC por uma hora, foram caracterizados a partir dos parâmetros pH, condutividade elétrica e teores de alumínio, cromo e zinco. Também realizou-se testes de dessorção de alumínio do lodo e seu biochar. Os ensaios de toxicidade foram realizados em quintuplicata, considerando-se como tratamentos o uso do lodo do flotador, do biochar e água destilada como controle negativo. Os parâmetros avaliados no teste de toxicidade foram: taxa de germinação, comprimento de raízes, massa fresca e seca, índice de crescimento relativo (ICR) e índice de germinação (IG). As amostras de lodo e biochar apresentaram elevados teores de alumínio: 10.665,00 e 26.022,00 mg kg-1, respectivamente, e houve dessorção do metal nas amostras, sendo maior para o lodo. Os resultados mostraram que o lodo de flotador e seu biochar não apresentaram efeito significativo de toxicidade. Entretanto, nas primeiras 24 horas, o lodo apresentou leve efeito fitotóxico na germinação de sementes de alface, e de forma geral, o biochar obteve maiores resultados de ICR, IG, comprimento de raízes e biomassa fresca em relação ao lodo.

Introdução: Processos de flotação são comumente utilizados como tratamento primário de efluentes que apresentam alta carga de óleos e graxas suspensos, como é o caso dos abatedouros de aves. Durante o tratamento do efluente, é feita a adição de um agente coagulante, de origem orgânica ou inorgânica, como o policloreto de alumínio, cloreto férrico ou sulfato de alumínio, que facilita a remoção dos contaminantes. Entretanto, ao final do tratamento físico-químico (coagulação e flotação), uma grande quantidade de biomassa (lodo) é gerada, sendo necessário um exigente controle quanto à caracterização química desse sólido, visando seu tratamento e disposição final. O lodo gerado é comumente destinado à aterros, ou alternativamente, após tratamento térmico seguido de centrifugação para extração de água e óleos, pode passar por compostagem e ser utilizado como composto orgânico na agricultura. Entretanto, altas quantidades de metais pesados, principalmente os resultantes do uso de coagulantes e auxiliares de floculação no tratamento (como Al e Fe), podem inviabilizar o uso agrícola do composto produzido. Nesse contexto, o processo de pirólise pode vir a ser uma opção de tratamento e aproveitamento do lodo proveniente de abatedouro de aves, acrescentando valor ao resíduo, especialmente na forma de bio-óleo e biochar. O biochar é um produto rico em carbono, obtido quando uma biomassa ou material orgânico sofre decomposição térmica sob oferta limitada de oxigênio (Lehmann & Joseph, 2009). O biochar difere do carvão devido ao uso, tendo como principal finalidade sua aplicação no solo com o objetivo de melhorar suas propriedades físicas, químicas e biológicas (Conz, 2015). A toxicidade das substâncias químicas pode ser avaliada através de testes de germinação, sendo uma ferramenta utilizada para verificar se determinado resíduo ou efluente é potencialmente prejudicial a organismos vivos. No teste de toxicidade observa-se o efeito tóxico sobre o número de sementes germinadas e no desenvolvimento radicular. De acordo com Garcia (2006), a Lactuca sativa (alface) é uma espécie bastante empregada em ensaios de germinação, por ser facilmente obtida e por oferecer resultados rápidos e fáceis de serem avaliados. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar a toxicidade do lodo de flotador, proveniente do tratamento de efluentes de um abatedouro de aves, e do seu biochar, na germinação de sementes de alface e em seu desenvolvimento radicular e de biomassa.

Autores: NATALIA NUNES GARCIA; KAUANNA UYARA DEVENS; DARLENE LOPES DO AMARAL OLIVEIRA; NELSON CONSOLIN FILHO e MORGANA SUSZEK GONÇALVES.

Leia o estudo completo: Toxicidade do lodo de flotador de abatedouro de aves e seu biochar em alface

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS