BIBLIOTECA

Aplicação de técnicas de confiabilidade e mantenabilidade em sistemas de saneamento no vale do paraíba – “análise de falhas e registros de melhorias implantadas”

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com a capacitação e reestruturação da equipe de manutenção do polo regional do Vale do Paraíba, sediado em São José dos Campos – SP onde fica situada a Divisão de manutenção do Vale do Paraíba – RVOM/Sabesp. No decorrer do texto serão apresentados alguns números referentes a esta Unidade de Negócio – UN, para que se possa ter noção da complexidade e responsabilidade de se manter em pleno funcionamento e ao menor custo possível os sistemas de saneamento empregados na região de abrangência. Além de propiciar a redução e mesmo a eliminação de paradas não programadas, as quais causam prejuízos materiais, financeiros, transtornos à população atendida e efeito negativo à imagem da companhia, as ferramentas de gestão, engenharia de manutenção e análise de falhas aqui apresentadas auxiliam a otimização do capital humano. É importante destacar que este é cada vez mais escasso em todos os segmentos, pois com o aumento da competitividade, os custos operacionais têm sido reduzidos ao menor patamar possível e dentre estes está sem dúvida o emprego de mão-de-obra, a qual deve ser mais capacitada e motivada possível a fim de fornecer o melhor rendimento e confiabilidade.

Introdução

Os dados e resultados obtidos nos estudos apresentados neste trabalho referem-se à Superintendência Regional do Vale do Paraíba – RV/Sabesp, a qual é responsável pela gestão dos municípios atendidos, a Divisão de Manutenção do Vale do Paraíba – RVOM, é responsável por gerir, prevenir, manutenir, atualizar e corrigir eventuais problemas ou perda de funcionalidades dos sistemas de saneamento. Esta malha se inicia na captação da água bruta nos rios ou em poços profundos, o perfeito tratamento desta para que sejam atendidos os padrões de potabilidade, sendo esta então armazenada em reservatórios, distribuída para a população, bem como a coleta do esgoto sanitário, o afastamento deste, o tratamento e a disposição do efluente final nos rios e córregos, novamente dentro de padrões rigorosos para este fim, sob constante fiscalização dos órgãos competentes.

Seguem alguns números da Unidade de Negócio, 26 (vinte e seis) municípios atendidos, sendo 32 (trinta e dois) ao total na região de abrangência, atualmente encontram-se em plena operação mais de 600 (seiscentos) sistemas dos mais variados portes e complexidade, atendendo uma população de cerca de 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) habitantes. Para manter em operação estes sistemas são necessários mais de 745 (setecentos e quarenta e cinco) pontos de entrega de energia por parte das concessionárias de distribuição de energia elétrica desta região, sendo 145 (cento e quarenta e cinco) contas de energia elétrica na modalidade de Média Tensão (Classe A4 – 2,3 a 25 kV) e 477 (quatrocentas e setenta e sete) na modalidade de Baixa Tensão (Classe B3 – 220 V).

Com a crescente demanda por fornecimento de água potável bem como o tratamento de esgoto sanitário em função do crescimento e aumento populacional nos municípios associados à necessidade de todas as empresas em qualquer segmento de mercado ser cada vez mais competitiva, lucrativa e inovadora é uma questão de sobrevivência otimizar a utilização de recursos e reduzir o custo operacional.

No setor de manutenção o principal recurso é o capital humano e seu nível intelectual seguido de ativos, normas, procedimentos, métodos e ferramentas de gestão, portanto quanto melhor for a utilização otimizada destes recursos melhor, sendo assim é fundamental lançar mão das ferramentas de análise, indicadores e técnicas de gestão da manutenção assim como em qualquer processo. Isto motivou a restruturação de processos internos, redistribuição de atividades, capacitação da equipe de forma contínua, tais atividades têm por objetivo garantir a melhoria contínua dos processos, redução do custo operacional, aumento da confiabilidade e também da credibilidade da equipe de manutenção em todas as tarefas multidisciplinares por esta realizadas.

Autor: Joel Leopoldo Costa.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS