BIBLIOTECA

Sistemas de Flotação

O processo de flotação é utilizado para separar partículas sólidas e/ou líquidas presentes numa fase líquida. O flotador por ar dissolvido pode ser usado como pré-tratamento para sistemas secundários, biológicos ou como tratamento final, para a redução de DBO, DQO, óleos, graxas e sólidos suspensos.

Vantagens

– Pequenas áreas de instalação devido a altas taxas de operação na qual o sistema trabalha

– Baixo consumo de energia, devido ao fato de não ser necessária a utilização de compressor de ar para fornecimento do ar para o tanque de pressão.

– O sistema permite a operação intermitente, sem prejuízo na qualidade do efluente tratado.

– Menor geração de lodo devido à eficiência de adensamento do sistema

– Alto rendimento na remoção de carga orgânica, óleos, graxas e sólidos suspensos.

O sistema de flotação por ar dissolvido se baseia no contato e na aderência das micro-bolhas de ar com as partículas do efluente, diminuindo sua densidade e promovendo seu arraste para a superfície líquida do tanque. O efluente bruto recalcado entra no Misturador Hidráulico onde receberá as soluções de produtos químicos tais solução de correção de pH, coagulante e floculante para a floculação do material em suspensão coloidal. O efluente floculado entra no Flotador por ar dissolvido. As micro-bolhas formadas em tanque de pressão carregarão a matéria em suspensão para a superfície, onde será raspado por removedor de flotado. O removedor superficial enviará o flotado removido para caixa de escuma e posteriormente ao tanque de flotado para posterior reaproveitamento e/ou disposição final.

O Sistema de Flotação pode ser do tipo físico ou físico-químico, o que difere um do outro, quanto a operação, é que no físico-químico faz se a adição de produtos químicos.

Aplicação:

Eficiência comprovada em inúmeras áreas tais como:

– Frigoríficos

– Abatedouros

– Laticínios

– Refinarias de óleo vegetal

– Indústrias de Bebidas

– Indústria Beneficiadora de fumo

– Indústrias Alimentícias em Geral

Sistemas:

CIRCULAR ou RETANGULAR

Vazões:

A partir de 5,0 m³/h até 300 m³/h.

Para maiores informações, acesse:

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS