BIBLIOTECA

Análise da viabilidade técnica e econômica da implantação de sistemas alternativos de abastecimento de água para uso não potável no Ifes – Campus Vitória

Resumo

A crescente demanda do uso da água e a sua escassez apontam a necessidade de novas alternativas para o abastecimento público. Aliado a esta necessidade, e visando a sustentabilidade e boas práticas na administração pública o Governo Federal apresentou a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que tem como uma das diretrizes a redução e uso consciente da água em repartições Públicas. Com base nisso o estudo busca avaliar a viabilidade da instalação de um sistema de uso e reaproveitamento de águas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, especificamente no Campus Vitória. Foi avaliado o potencial de captação de água de chuva e o aproveitamento de água de destiladores e aparelhos de ar condicionado, visando inicialmente atender a demanda para usos não potáveis como limpeza e rega de jardins. Verificou-se o grande potencial para o aproveitamento de água, podendo gerar uma grande economia no consumo de água potável.

Introdução

O adensamento urbano e o crescimento da demanda de água acabaram por comprometer os recursos hídricos necessários para a manutenção das atividades humanas e do meio ambiente. A partir desses desafios o uso eficiente dos recursos hídricos tem sido discutido em diversos países, principalmente o uso de novas fontes de abastecimento de água. Regiões com graves problemas hídricos, como o norte da África e a Califórnia discutem o aproveitamento e o reaproveitamento de água em diversos setores como solução para o déficit hídrico recorrente nas duas regiões (WILCOX et al., 2016).

Em áreas urbanas a captação de água de chuva além de estimular a economia de água potável, pode proporcionar melhorias nos sistemas de drenagem urbana, salientando a importância no controle de enchentes e processos erosivos, além da diminuição dos custos de construção e manutenção de redes pluviais (MILKKELSEN et al., 1999; FFESKES, 1999; VVILLAREAL e DIXON, 2005, apud GOMES et al., 2014). Destaca-se também a utilização da água proveniente dos condicionadores de ar como alternativa para a irrigação de jardins, principalmente para edificações onde há o intenso controle térmico por meio dos aparelhos mencionados (SISCO et al., 2017).

O aproveitamento de água de chuva e o reaproveitamento de águas tornou-se uma alternativa viável para o abastecimento urbano, principalmente para fins não potáveis. Visando a sustentabilidade e as boas práticas na administração pública a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), expõem ações que visam a economia dos recursos financeiros, a redução na geração de resíduos, a diminuição no consumo de energia elétrica e água. Dentre as necessidades apontadas está inserida a economia do consumo de água, e como exemplo dessa redução cita-se a correta manutenção dos equipamentos hidráulicos, a educação ambiental voltada para o consumo consciente, o aproveitamento de águas pluviais e o reaproveitamento de águas cinza (CRESPO; MATOS; DE ABREU, 2009).

Assim, em face às demandas da A3P em relação ao consumo de água em instituições públicas, o presente estudo busca analisar a viabilidade técnica e econômica da instalação de um sistema de aproveitamento de água de chuva, e reaproveitamento de água dos destiladores e condicionadores de ar do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

Autores: Claudia Rodrigues Carneiro Camargo; Karolyna Costa Aguiar e Mariângela Dutra de Oliveira.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS