BIBLIOTECA

Revestimento e Proteção para Estações de tratamento de esgoto e águas residuais

A água residual compreende na composição de esgoto doméstico (resíduos de sanitários domésticos, pias, chuveiros e máquinas de lavar), efluentes industriais (produtos químicos), escoamento ocasional de águas superficiais e subterrâneas que se infiltraram nos esgotos. A infraestrutura de coleta e tratamento deve ser impermeável e adequadamente protegida contra o ataque das concentrações variáveis de esgoto e outros produtos químicos envolvidos.

Apesar da grande evolução da tecnologia do concreto, os sistemas de tratamento de água e efluentes estão cada vez mais agressivos, colocando em risco a operação e durabilidade das estruturas de saneamento.

Por este motivo, a escolha de um sistema de impermeabilização e proteção eficiente é de extrema importância, tanto para estruturas novas, como nas manutenções de estruturas existentes, pois apenas a tecnologia do concreto não atende as solicitações destes ambientes.

Os materiais necessários para este tipo de obra são diferentes de um impermeabilizante convencional. As solicitações químicas, térmicas e abrasivas são maiores, além da responsabilidade sobre a estanqueidade da área impermeabilizada em um ambiente com dilatações frequentes, alta pressão de água e que não podem simplesmente ser interditadas para manutenção a qualquer momento.

A areia e outros sólidos removidos pelo sistema podem criar abrasão nas superfícies internas do tanque, levando à falha do revestimento e da impermeabilização. A corrosão do sulfeto de hidrogênio (H2S) pode atacar os espaços superiores do tanque e os vasos clarificadores / digestores estão expostos às suas próprias fontes de danos e corrosão.

Restaurando e Protegendo Estações de Tratamento

estacao

Fotos : Miaki Revestimentos ( www.miaki.com.br )

 

Uma vez que o revestimento falha, os substratos de aço ou concreto pode degradar rapidamente e deixar a estação de tratamento rumo a um pesadelo caro de manutenções, além de eventual contaminação ambiental. A impermeabilização das estações, é a maneira mais eficiente de proteção das estruturas.

Tecnologias mais recentes a base de poliuretano permitem a aplicação de sistemas de revestimento de última geração oferecendo excelente resistência aos líquidos e gases corrosivos e degradantes encontrados nestas estações, tanto municipais quanto industriais. Não apenas um tratamento preventivo, mas também como manutenção e reparação rápida e sem os altos custos de reconstruir uma estrutura de ETE/ETA.

Os sistemas a base de poliuretano vegetal tornam-se uma proteção monolítica, impermeável (0% de porosidade) e 100% aderida na estrutura (concreto ou metal), separando a parede estrutural do ambiente hostil daquele fluxo de águas residuais. O revestimento ideal pode economizar dezenas de milhares de reais em custos de manutenção, eliminando o descascamento e descamação tradicionais de revestimentos rígidos finos.

 

estacao

Fotos : Miaki Revestimentos ( www.miaki.com.br )

 

Conheça o Poliuretano para Estações

Uma membrana impermeabilizante, isenta de solventes, à base de resina vegetal e aditivada com peneira molecular e agentes de superfície, aferindo excelente elasticidade, estabilidade físico-química e 100% de aderência em concreto, metais, madeira e fibra de vidro.

Material de alta resistência à ruptura e abrasão. Após sua aplicação, o ambiente torna-se impermeável e, pela ausência de juntas, garante maior estanqueidade e limpeza.

Principais vantagens

• Atendem a NBR 12170 e Consolidação nº 5 da portaria 2914 de potabilidade;

  • Livre de solventes, não agride o meio ambiente;
  • Impermeabilidade;
  • Elasticidade;
  • Durabilidade;
  • Resistência a abrasão;
  • Resistência química;
  • Excelente aderência sobre concreto, metal e fibra de vidro;
  • Manutenção e conservação com baixo custo;
  • Sistema monolítico, livre de juntas;
  • Disponível em diversas cores.
ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS