BIBLIOTECA

Reúso de água a partir de efluentes de estações de tratamento de esgotos para irrigação de pastagens na bacia hidrográfica do rio Meia Ponte

Resumo

A Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, que abrange 37 municípios, incluindo a capital do estado de Goiás, apresenta grande pressão hídrica, principalmente, nos períodos de estiagem. Desta forma, o reúso de água, a partir do esgoto sanitário como suplemento à irrigação tradicional agrícola, se apresenta como uma prática promissora na redução desses conflitos sobre o uso da água. Assim, neste trabalho, foi avaliado o potencial de reúso de água de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) em irrigação de áreas de pastagens da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte. A relação entre oferta e demanda das áreas analisadas foi obtida, respectivamente, por meio das vazões das ETE’s disponibilizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo cálculo da demanda de água na irrigação segundo as instruções do Manual Técnico de Outorga da Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Em seguida, a qualidade dos esgotos sanitários tratados foi analisada visando ao atendimento às recomendações estabelecidas no INTERÁGUAS (2018). Realizou-se, ainda, o cálculo da estimativa de custo do transporte da água de reúso, adotando-se a metodologia desenvolvida por Araújo etal. (2017). O estudo permitiu a identificação de um atendimento de 100% da demanda de água para o uso na irrigação de pastagens localizadas no raio de 5 km da ETE de Goiânia, bem como se averiguou que o maior desafio para a prática efetiva do reúso é a ausência de regulamentação para a cobrança do uso dos recursos hídricos e de parâmetros de qualidade de água para o reúso de efluentes.

Introdução

A escassez de recursos hídricos é um risco crescente em muitas partes do mundo, agravada pela rápida urbanização e aumento da variabilidade climática. As águas residuárias recicladas ou “reúso de água” é uma maneira promissora de aumentar a disponibilidade de recursos hídricos em áreas de escassez e contribuir para a sustentabilidade desse recurso (GRANT et al., 2012).

Segundo o25º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos da Secretaria Nacional de Saneamento(BRASIL,2019), na região Centro Oeste,57,7% da população era atendida pela coleta de esgoto e o índice de tratamento de esgoto era de 56,8%.Esse efluente, após o tratamento, pode ser direcionado a múltiplos propósitos, como irrigação agrícola (TAL, 2006), uso industrial (LEE;TAN, 2016) e recarga de água subterrânea (SLOAN, 2013).

Segundo o Atlas Irrigação da Agência Nacional de Águas (ANA, 2017), com aproximadamente 67% do consumo de água, a agricultura irrigada é o setor responsável pelo maior consumo de água no Brasil. Dessa forma, o reúso de água nas regiões agrícolas é um grande aliado na redução da pressão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, favorecendo a preservação da água disponível para consumo humano e dessedentação animal, além de diminuir o lançamento de efluentes em corpos hídricos (MELOet al., 2020). Esta prática também pode reduzir a demanda por fertilizantes químicos na agricultura, em função das consideráveis concentrações de nutrientes no esgoto sanitário. Tal prática de reúso é conhecida com fertirrigação.

Sabe-se que a pressão hídrica tem acontecido em diversas bacias de mananciais de abastecimento no estado de Goiás, estando a Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte inserida neste cenário. A Bacia apresenta uma área de drenagem de 12.180 km², compreendendo 37 municípios, dos quais se destaca a capital do estado de Goiás, Goiânia, e representa 3,56% da área territorial do estado (COELHOFILHO, 2015;SEMARH, 2001).

A pluviometria característica no território da Bacia é típica do bioma Cerrado, uma vez que apresenta um período chuvoso, de outubro a abril, e um período seco, de maio a setembro(MARCUZZO et al., 2012).Tais características pluviométricas acarretam variabilidade mensal na disponibilidade de água, com consequente deficiência hídrica no período de estresse e excedência nos demais meses. Assim, ao se analisar o panorama global da referida bacia, com base em diferentes indicadores relacionados às demandas de usos dos recursos hídricos, identificaram-se os graus de pressão sobreos recursos hídricos por sub-bacias. Para a demanda de irrigação, verificou-se que a maioria absoluta das sub-bacias possui um grau de pressão classificado como alto (SEMAD, 2020).

Nesse sentido, o reúso de água a partir do esgoto sanitário na bacia do Rio Meia Ponte se apresenta como uma prática promissora na redução das pressões sobre o uso da água nos períodos de estiagem. Dentre as diversas possibilidades de reúso, a sua aplicação como suplemento àirrigação tradicional agrícola é benéfica em virtude do consumo de água demandado pelo setor agropecuário na bacia em estudo.

Assim, o presente artigo apresenta uma avaliação do potencial do reúso de efluente de água, a partir de efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s),em irrigação de áreas de pastagens da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, considerando a demanda de água para irrigação e a disponibilidade e qualidade dos esgotos sanitários tratados.

Autores: Karla Alcione da Silva Cruvinel; Hadrya Alves Maciel; Lhais Alves Maciel; Klaem José da Silva Junior e  Ricardo Franci Gonçalves.

 

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS