BIBLIOTECA

Retrofit de Expansão de um Sistema de Ultrafiltração

Retrofit de Expansão de um Sistema de Ultrafiltração para Água Superficial no Sistema de Tratamento na Cidade de Granbury (US)

INTRODUÇÃO

Retrofit de Expansão de um Sistema de Ultrafiltração
Figura 1: Sistema de UF/RO projetado e construído pela WesTech Engineering

 

A Agência Regional de Serviços Públicos de Brazos (BRPUA) no Texas (US) opera o Sistema de Tratamento de Água Superficial (SWATS) através do tratamento de água do Lago Granbury, que é alimentada pelo rio Brazos. O sistema SWATS iniciou suas operações em 1988 com clarificação, filtração dupla de mídia e eletrodiálise reversa (EDR). A planta passou por atualização em 2001 incluindo o tratamento de membrana de ultrafiltração (UF) e osmose reversa (OR) para produzir efluentes de melhor qualidade.

O primeiro retrofit e expansão dos módulos e sistema UF da planta ocorreu em 2008 para produzir até 10 MGD. Após vários anos de operação, os módulos de membrana exibiram quebra de fibras e a concessionária reconheceu uma oportunidade de atualizar o sistema UF existente e considerar espaço para expansão futura.

Toray: Retrofit de Expansão de um Sistema de Ultrafiltração

DESAFIO

A Agência BRPUA trabalhou com a empresa de consultoria da concessionária, Enprotec, Hibbs & Todd (eHT), para avaliar os prós e contras de um retrofit dos módulo UF versus substituição do sistema. Abaixo estão as principais observações:

  1. Considerando as demandas futuras de água, uma substituição 1:1 dos módulos de UF limitaria o espaço para expansão porque os racks de UF já estavam totalmente ocupados.
  2. Substituir todo o sistema UF não seria econômico, pois muitos dos componentes do sistema (instrumentação, válvulas e bombas) tinham muitos anos de vida útil restantes.
  3. No entanto, se o sistema fosse adaptado usando módulos UF com um fluxo mais alto, isso minimizaria a modificação de espaço ocupado pelo sistema e produziria efluentes iguais ou melhores. Além disso, a planta poderia atender à capacidade atual com menos módulos e permitir a expansão dentro da área existente e economizar custos por muitos anos (Nay 2017).

Uma Solicitação de Proposta (RFP) foi lançada, solicitando que os fabricantes de sistemas apresentassem um projeto de tratamento de membrana que maximizasse o ‘reaproveitamento’ dos racks e trens existentes e produzisse um mínimo de 2,0 MGD e um máximo de 3,0 MGD.

TABELA

MÓDULOS UF DA TORAY

As revisões e projeções técnicas mostraram que os módulos UF pressurizados da Toray (p/n HFU-2020N) poderiam atender aos requisitos de pré-qualificação. Eles estão listados abaixo:

  • O sistema exigiria um total de 250 módulos de UF da Toray para satisfazer a capacidade total mínima do sistema de 10,0 MGD, que é um número considerável de 140 módulos a menos do que o sistema de UF anteriormente usado.
  • Um total de 380 módulos Toray UF seriam necessários para atender à capacidade total máxima do sistema de 15,0 MGD, o que ainda deixava espaço para expansão.

Os módulos de UF da Toray foram selecionados para um teste piloto de dezembro de 2015 a janeiro de 2016 para confirmar que os módulos de UF poderiam atender às condições de projeto da planta em escala real e aos requisitos de água potável com base nas diretrizes da Comissão de Qualidade Ambiental do Texas (TCEQ).

O estudo piloto foi conduzido em duas fases na qual uma unidade de osmose reversa imitaria o projeto em escala real e estudaria como a UF, como um pré-tratamento para o sistema de osmose reversa, afetaria o desempenho. A Fase 1 do estudo mediu o desempenho das membranas de UF e se elas poderiam atender aos objetivos do projeto, enquanto a Fase 2 avaliou os desempenhos de UF e OR. A Tabela 2 mostra os resultados do piloto da Fase 1.

TABELA

O piloto bem-sucedido confirmou as projeções do dimensionamento, e a concessionária/consultor selecionou a WesTech Engineering (www.westech-inc.com) como OEM usando os módulos de UF da Toray para o retrofit.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo ilustra os principais fatores chave para saber se um retrofit é ou não a melhor opção para uma planta examinar os prós e contras de manter um sistema proprietário versus implementar um sistema não proprietário à medida que observamos a mudança do mercado para o último (Berryhill. 2016). Esses casos ajudam a impulsionar a melhoria das tecnologias de membrana e atender às necessidades do cliente, oferecendo opções flexíveis que trazem benefícios a longo prazo.

Retrofit de Expansão de um Sistema de Ultrafiltração
Figura 2: Modelo 3D CAD do rack de UF após o retrofit mostrando espaço adicional para instalação. Imagem cortesia de WesTech Engineering, Inc.

 

SOBRE A TORAY

Fornecemos tecnologias de membranas de tratamento de água para ajudar a resolver problemas globais de recursos hídricos, juntamente com produtos que contribuem para a qualidade, saúde e estética da vida das pessoas. Entre esses produtos, nossa membrana de OR (osmose reversa) para tratamento de água é líder mundial, tanto em termos de tecnologia quanto de participação no mercado.

+55 (11) 3171-0502
[email protected]
https://www.toray.com.br/br/
Avenida Paulista, nº 1048 – Conjunto 71 – São Paulo, SP

CONHEÇA MAIS SOBRE OS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS NO GUIA DE COMPRAS

REFERÊNCIAS

Berryhill, Josué. “Solução de problemas e substituição de membranas no Sistema de Tratamento e Água de Superfície da Agência Regional de Serviços Públicos de Brazos.” Workshop da Associação de Membrana Centro-Sul, Broken Arrow, Oklahoma. Abril de 2018.

Nay, Jason. Linton, Libbie. Richard, Alain. Berryhill, Josué. “Retrofit e expansão de um sistema UF de 10 MGD em Granbury, Texas.” Conferência de Tecnologia de Membranas AMTA/AWWA, Long Beach, Califórnia. Fevereiro de 2017.

Fonte: TORAY


LEIA TAMBÉM: SISTEMA UF/OR PARA REMOVER SELÊNIO EM TRATAMENTO DE ÁGUA INFLUENCIADA POR MINAS

ÚLTIMOS ARTIGOS: