BIBLIOTECA

Remoção de nitrogênio em reator aeróbio-anóxico de leito fixo tratando efluente anaeróbio

Resumo

O enfoque deste trabalho foi avaliar a eficiência de remoção da matéria carbonácea e nitrogenada, esta última através dos processos de nitrificação e desnitrificação, em reator combinado aeróbio-anóxico de leito fixo (RLFAA), tratando efluente anaeróbio proveniente de um reator Anaeróbio Híbrido (Upward-flow Anaerobic Hybrid Blanket – UAHB). Como material suporte para imobilização da biomassa foram utilizadas matrizes cubicas de poliuretano. O reator foi operado em escala de bancada com Tempo de Detenção Hidráulica (TDH) de 8 h no processo anaeróbio, 7 h no processo aeróbio e 7 h no processo anóxico. A eficiência do sistema na remoção biológica de matéria nitrogenada foi avaliada por meio de monitoramento semanal e as amostras foram coletadas ao longo da altura do reator. As eficiências obtidas, em termos de remoção dos compostos nitrogenados, foram de 86% pra NTK e para N-amon. Em termos de matéria orgânica carbonácea a eficiência do sistema foi próxima a 92%, em termos de DQO. Os resultados obtidos confirmaram a robustez e eficiência do aparato analisado. Para confirmar a veridicidade das eficiências obtidas foi realizada uma análise estatística.

Introdução

Dentre as várias alternativas de tratamento (físico, químico e biológico), os processos biológicos são os mais comumente adotados no Brasil devido, basicamente, as condições climáticas e econômicas. Em termos de aplicação em estações de tratamento de esgoto sanitário os processos biológicos por vias anaeróbias representam cerca de 80% das unidades em atividade (VON SPERLING, 2016).

As vantagens do processo anaeróbio, menor custo de implantação e conversão da matéria orgânica sem consumo de energia, os tornam mais aplicáveis. Porém suas vantagens são limitadas quanto à remoção de matéria orgânica, que não atinge o mínimo determinado na legislação ambiental brasileira – remoção de 80% de DQO, e também, quanto a remoção de nutrientes, com eficiência praticamente nula, o que implica na necessidade de um pós-tratamento quando comparados à outros sistemas (VAN HAANDEL; LETTINGA, 1994).

Considerando o potencial dos reatores de leito fixo em produzirem efluente de boa qualidade, do ponto de vista da conversão de carbono e nitrogênio, sua aplicação tem sido pouco explorada. Esses reatores são capazes de garantir condições ambientais aeróbias e anóxicas, maior tempo de retenção celular, gradiente de oxigênio, além de substratos favoráveis para a ocorrência dos processos de nitrificação e desnitrificação (PANTOJA FILHO, 2011).

A integração dos processos anaeróbio-aeróbio em uma única unidade torna-se atrativa do ponto de vista econômico e operacional devido à suas vantagens: baixa potência de aeração requerida na fase aeróbia, menor produção de lodo biológico (CHERNICHARO, 2006). No entanto, o inconveniente dessa integração é a dificuldade em remover os compostos fosfatados e os nitratos remanescente da oxidação dos compostos de nitrogênio .

Com a finalidade de atender aos padrões estabelecidos no CONAMA para lançamento de efluente em corpos hídricos e propor uma planta economicamente viável e ambientalmente segura, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de um Reator Aeróbio-Anóxico de Leito Fixo, com fluxo descendente, em relação à remoção de matéria carbonácea e nitrogenada, aplicado como pós-tratamento de um reator anaeróbio, tratando efluente sanitário sintético.

Autores: Thayse Nathalie Ferro; Karina Querne de Carvalho; Fernando Hermes Passig; Thiago Castanho Pereira e André Nagalli.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS