BIBLIOTECA

Sistema inovador para remoção de nitrogênio amoniacal por Air Stripping em conduto corrugado helicoidal

Resumo

O objetivo deste trabalho foi testar um sistema inovador para remoção do nitrogênio amoniacal (N-NH3) de água residuária, por air stripping, utilizando-se conduto corrugado (diâmetro interno 4” e 10m de comprimento) disposto de forma helicoidal. Foi avaliada a influência da vazão do ar (Qar) variando entre 1000 e 3000 Lmin-1, vazão do líquido (Qliq) na faixa de 0,2 a 1,0 Lmin-1, pH entre 9 e 12 e da concentração inicial de nitrogênio (200 mgN-NH3L-1 a 1000 mgN-NH3L-1) na remoção de N-NH3 de efluente sintético (30 ensaios), seguindo-se planejamento estatístico Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). As análises estatísticas, ao nível de confiança de 95%, indicaram o efeito positivo da elevação do pH e Qar no desempenho do sistema. Os melhores resultados (eficiência de remoção de 95,6%) foram obtidos em Qar de 3000 Lmin-1, Qliq de 0,2 Lmin-1 e pH igual a 12 e concentração de 200 mgN-NH3L-1. Além disso, comparando-se com as torres de air stripping convencionais o sistema estudado necessita menor altura manométrica de elevação da água residuária, baixa perda de carga no escoamento do ar pela ausência de recheio, elevado tempo de contato líquido-ar favorecendo a transferência da amônia da água para o gás de arraste.

Introdução

Compostos de nitrogênio nas águas podem representar riscos para a saúde e o meio ambiente. De modo geral, sistemas biológicos de tratamento tem sido a primeira opção para a remoção de matéria orgânica e nitrogênio das águas residuárias. Porém, quando presente em altas concentrações, o nitrogênio na forma de amônia (N-NH3) pode se tornar tóxico e/ou inibidor para os microrganismos nitrificantes (Chen et al., 2014, Anthonisen et al., 1976, Li e Zhao, 1999, Calli et al., 2005 e Jin et al., 2012). Anthonisen et al. (1976), por exemplo, indicam que, na nitrificação, a inibição da oxidação de nitrito iniciaria em concentrações de amônia livre na faixa de 0,1 a 1,0 mgN-NH3 L-1, enquanto que a inibição da oxidação do nitrogênio amoniacal total (NAT) ocorreria em concentrações mais elevadas, de 10 a 150 mgNNH3 L-1.

Neste contexto, alternativas de pré-tratamento tem sido estudada, de maneira a remover ou recuperar parcialmente o N-NH3 com o objetivo de melhorar as características das águas residuárias para posterior tratamento biológico.

A tecnologia de air stripping, que se baseia na transferência da NH3 da fase líquida (água residuária) para a fase gasosa (gás de arraste, em geral, o ar atmosférico), tem sido empregada em águas residuárias com elevadas concentrações de nitrogênio, tais como em lixiviado de aterro sanitário (Ferraz et al. 2013, Campos et al. 2013, El-Gohary et al. 2013), dejeto de suíno (Bonmati & Flotats, 2003; Zhang & Jahng, 2010; Zhang et al. 2012) e bovinos (Jiang et al. 2014), curtume (O`Brien et al. 1984). No processo, o NH3 é formado com a elevação do pH da água residuária até 10,8 – 11,5, pela adição de cal (Ca(OH)2) ou hidróxido de sódio (NaOH), e em seguida, o líquido é colocado em contato com o ar de arraste em unidades (torres com enchimento) que facilitam a transferência de massa. Essas torres, apresentam como potenciais desvantagens, elevadas alturas (6,1 a 7,5m), perda de carga do escoamento de ar entre 0,12 a 0,16 mca (metro de coluna de água) por metro de torre (totalizando 0,76 a 1,19 mca) o que exige sopradores mais potentes. Também, é relatada incrustação progressiva do enchimento das torres (formação de CaCO3) com perda de eficiência na remoção de NH3 e necessidade de lavagem química (USEPA, 2000, Viotti & Gavasci, 2015).

O objetivo deste trabalho foi desenvolver e testar um sistema inovador de air stripping, construído com conduto corrugados disposto de forma helicoidal como alternativa as torres com enchimento.

Autores: Thalita Pereira Delduque; Abel Sidney Bravin Junior e Ajadir Fazolo.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS