BIBLIOTECA

Remoção de cor e turbidez utilizando ciclo completo com flotação: estudo em escala de bancada

Resumo

Esta pesquisa avaliou a remoção de turbidez e cor aparente de amostras de água de abastecimento utilizando a tecnologia de ciclo completo com flotação (coagulação, floculação, flotação e filtração) em escala de bancada, empregando o cloreto de polialumínio – PAC como coagulante. A água de estudo apresentava, aproximadamente, 50 uT de turbidez e 80 uH de cor verdadeira. O aumento da turbidez aconteceu pela adição de caulinita (Caolim, Pheur – Sigma-Aldrich® – Fluka-60609) e a presença de cor verdadeira pela adição de ácido húmico (Sal Sódico, Grau Técnico SigmaAldrich® – H16752). A dosagem de PAC definida foi de 25 mg.L-1 e foram estabelecidos os seguintes valores de tratabilidade: Gmr = 700s-1, Tmr = 10s, Gml = 60s-1, Tml = 4min, Tf = 10mim e Rec = 5%. A dosagem de PAC utilizada foi eficiente na remoção dos parâmetros presentes na água de estudo e o tratamento de ciclo completo com flotação e filtração utilizado obteve valores na água final que atenderam ao padrão de potabilidade (Portaria MS nº 2914/2011).

Introdução

A tecnologia de ciclo completo é mais utilizada no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (IBGE, 2010), entre os municípios que possuem tratamento de água, 54% utilizam esse tipo de tratamento. Porém, em termos de volume, tal tecnologia responde por cerca de 70% da água tratada no país. Esta tecnologia consiste em um conjunto de processos e operações (coagulação, floculação, decantação ou flotação e filtração). Posteriormente à filtração, também são realizados os processos de desinfecção e ajuste do pH.

Atualmente, existem diversas alternativas de tratamento de água, entre elas, o ciclo completo com flotação se destaca, pois possui grande capacidade de remoção de cor verdadeira, muitas vezes associada à presença de algas nos mananciais. Com o aumento da eutrofização dos corpos d’ água, pode-se supor a tendência de maior utilização dessa tecnologia.

O tratamento por flotação pode ser simulado através de ensaios em escala de bancada, assim é possível obter de forma mais rápida e econômica alguns parâmetros de projeto. O aparelho floteste pode ser utilizado para tal fim, sendo constituído por câmara de pressurização, jarros, conjuntos de dosagem e de coleta e motor agitador. Em alguns casos o floteste permite a instalação de filtros de laboratório visando simular o tratamento completo, da coagulação até a filtração.

A utilização do PAC normalmente elimina o uso de alcalinizante ou acidificante, reduzindo os custos (SILVA et al., 2009). Caetano e Lopes (2009) ressaltam a possibilidade de o PAC apresentar uma menor capacidade de produção de lodo quando comparado aos coagulantes tradicionalmente empregados no tratamento de águas de abastecimento.

A correta disposição dos resíduos gerados nas estações de tratamento de água – ETA apresenta um grande desafio para as instituições que gerenciam tais sistemas, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo. A NBR 10004 (ABNT, 2004) diz que os resíduos de ETA, mesmo contendo mais de 95% de água na maioria dos casos, são considerados como “resíduos sólidos”, portanto, não podem ser lançados nos cursos hídricos. Mesmo com essas proibições, 67% dos municípios brasileiros que geram lodo no tratamento de água despejam esses resíduos nos rios (IBGE, 2010).

Autores: Fernando César Andreoli; Dayane Mendes Boni e Lyda Patricia Sabogal-Paz.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS