BIBLIOTECA

Comparação da qualidade da água subterrânea e da concessionária de abastecimento, no bairro da Sacramenta, região metropolitana de Belém-PA

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar os indicadores de padrões de qualidade das águas subterrâneas e de abastecimento, localizadas na área urbana do bairro da Sacramenta, na cidade de Belém, Pará. Foram desenvolvidas atividades de pesquisa de campo a partir da qual selecionou-se as 3 residências onde as amostras foram coletadas. Escolheu-se pontos de coleta abastecidos tanto pela água da concessionária como por poços, já que as 3 residências possuíam as duas formas de abastecimento, totalizando 6 pontos de amostragem. Em cada ponto coletou-se amostras no mês de abril e setembro. Após as coletas, as amostras seguiram para serem analisadas em laboratório particular, devidamente preservadas, onde foram analisados Coliformes Totais, Escherichia Coli, pH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Utilizou-se os métodos Espectrofotométrico, Destilação, Tubos múltiplos, E*Colite e Potenciômetro para as análises. Os resultados nos três poços identificaram o maior valor nos parâmetros de nitrogênio amoniacal (NH3) no poço 2, com valores 9,71mg/L no mês de abril e 10,08 mg/L no mês de setembro, presença de coliformes totais e Escherichia coli nas águas desses poços, sendo assim, estes valores encontram-se fora dos padrões recomendados pela legislação vigente, sugerindo que a população que consome esta água pode está correndo risco de contaminação, uma vez que alterações nestes parâmetros, costumam estar ligadas a contaminação por matéria orgânica. Utilizando como medida corretiva a suspensão deste consumo e fazendo a substituição pela água da concessionária que se mostrou com melhor qualidade. É de suma importância um estudo mais aprofundado para identificar qual a causa desta contaminação.

Introdução

A água subterrânea que está presente nos 2,5% de água doce é toda a água que ocorre abaixo da superfície da terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas. São submetidas a duas forças (de adesão e de gravidade) e desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada. (ABAS, 2016).

No município de Belém, a água é tratada pela Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA, antes de chegar às residências, ela é captada no manancial do Rio Guamá, sendo bombeada para Estação de Tratamento de Água – ETA, no qual passará por um tratamento em diversas etapas que serão: a coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação e cloração, e, após este processo, será armazenada nos reservatórios para distribuição, com a finalidade de passar para rede de distribuição que chegará às residências própria para o consumo humano. Alguns testes já foram feitos na água que sai da COSANPA e mostraram ser de excelente qualidade, o problema é que grande parte da pureza perde-se no caminho por conta de adutoras e encanamentos fissurados e desgastados.

Devido ao exposto, torna-se necessário continuar a realizar novos testes na água de abastecimento público e também um adequado controle da qualidade dá água de poços utilizada pela população para seu consumo, podendo assim comparar as mesmas, fazendo com que a população consumidora, possa se conscientizar de optar por utilizar a água que tenha melhor qualidade. Assim, o objetivo desse estudo é realizar uma avaliação de compostos de nitrogenados e presença de coliformes em amostras de águas subterrâneas, utilizadas pela população para o consumo humano, bem como da água que recebe tratamento, fornecida para as residências pela Companhia de Saneamento do Pará, situadas em uma área da zona urbana de Belém/PA.

Autores: Helenice Quadros de Menezes; Crislaine Lima da Conçeição; Patrícia da Silva dos Santos; Prisco Leonardo Siqueira Aranha e Patrícia Souza da Silva Coimbra.

ÚLTIMOS ARTIGOS: