BIBLIOTECA

Avaliação e gestão das condições tróficas na qualidade da água de um reservatório neotropical utilizado para abastecimento público em Arequipa (Peru)

Resumo

O presente estudo avaliou o estado trófico de um reservatório neo-tropical localizado em uma bacia seca localizada nos Andes peruanos (Arequipa), e sua relação com a composição da comunidade de cianobactérias. O reservatório é parte de um sistema de água com múltiplas finalidades e utilizado como fonte de captação para abastecimento de água para Região Metropolitana da cidade de Arequipa. Os outros usos são; irrigação, indústria e cultivo de trutas pelos habitantes locais.

Embora esta atividade de aquicultura seja aceita pelos orgãos ambientais e gestores por ser mantida por uma população carente que tem ocupado a área desde antes da construção do reservatório, esta atividade tem se tornado um problema para todo o sistema hídrico devido ao considerável aumento das concentrações de nutrientes (N e P) e a consequente eutrofização e ocorrência de florações de cianobactérias, que são potencialmente tóxicas para animais e seres humanos.

Os resultados confirmaram o aumento do estado trófico da água relacionado à cultura de trutas no reservatório. Foram detectados elevadas concentrações de N, P e Clorofila-a, baixa transparência do disco Secchi e um predomínio de Microcystis aeruginosa e Dolichospermum sp. A qualidade da água e informações hidrobiológicas foram interpretados padrões de pensamento do Peru, Brasil, índice trófico e OMS Orientação, que classificaria este reservatório em Nível 1 de Alerta. Foram propostas estratégias de manejo para manter a qualidade da água para distintas finalidades e bem-estar socioeconômico dos produtores de trutas.

Introdução

A eutrofização caracteriza-se como um fenômeno em que o corpo hídrico sofre um enriquecimento de nutrientes, especialmente nitrogênio e fosforo, podendo ter como resultado o crescimento exacerbado da produtividade primária, especialmente em ambientes aquáticos lênticos com elevado tempo de residência da água, como reservatórios e lagos. Contudo, a eutrofização pode ocorrer também em sistemas aquáticos lóticos, como os rios, devido a temperaturas elevadas e presença de nutrientes (N e P), sendo acelerada com o aumento da urbanização, de atividades antrópicas como a agricultura e piscicultura que contribuem com a elevação do aporte de nitrogênio e fósforo nos corpos d’água (Smith et al., 2006, Shapiro, 1973).

O reservatório estudado é um dos principais reservatórios da bacia Quilca-Chili, a qual fornece a água para a região de Arequipa e está localizado em uma altura média de 4.580 M; tem uma capacidade de 98.40 MMC e um volume de mutação de 41.3 MMC, com uma profundidade máxima próxima aos 13 m (CRHCQCH, 2013). Durante os últimos anos, estão sendo desenvolvidas atividades de aquicultura no reservatório as quais incrementam a carga de nutrientes e, consequentemente, o risco de eutrofização do mesmo. Embora os principais reservatórios da bacia (Aguadablanca e dique Los Españoles) parecem ter aumentado seus níveis tróficos durante os últimos anos, sendo mais propensos à ocorrência de florações de cianobactérias devido ao aumento das temperaturas e a intensificação da contaminação ambiental da Bacia. Os eventos de degradação da qualidade de água em Arequipa durante 2014 eram relacionados com o fenômeno de eutrofização ocorrido, de forma particularmente intensa neste reservatório, chamando assim a atenção da necessidade de investigar mais a fundo com o objetivo de propor medidas de gestão adequadas.

No presente estudo, foi avaliado o processo de eutrofização do reservatório por meio do acompanhamento de parâmetros físico-químicos (temperatura, pH, condutividade e sólidos totais), microbiológicos (Coliformes Totais e E. coli) e hidrobiológicos (clorofila-a, fitoplâncton e microcistina), monitorados durante o período compreendido entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017. O estudo pretendeu ser um aporte inicial ao conhecimento deste importante corpo hídrico da região, uma vez que, a avaliação da qualidade da água, com base em distintos parâmetros permitirá a comparação com padrões de qualidade de água do Peru, Brasil, e o enquadramento em índices trófico e de guias da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da proposição de estratégias de manejo para manter a qualidade da água para distintas finalidades e bem-estar socioeconômico dos produtores de trutas.

Autores: Ana Maria Moreira Batista; Andrés Felipe Torres Franco; Lucas Vassalle de Castro; Giovani Alatrista Góngora e Cesar Rossas Mota Filho.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS