BIBLIOTECA

Aspectos construtivos e ambientais e sua relação na qualidade da água de poços utilizados como solução alternativa coletiva (SAC)

Resumo

O trabalho teve o intuito de correlacionar a qualidade da água dos poços de Solução Alternativa Coletiva (SAC) a fatores de saneamento básico e a alguns indicadores relativos à instalação do poço, através da aplicação questionário a campo e também da análise dos dados de vigilância presentes no SISAGUA. Dos questionários aplicados em vinte e cinco SAC, 52% apresentam dados registrados na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), 8% são Fontes Drenadas e os demais não possuem registro. Em relação às atividades agrícolas, 8% dos poços não possuem atividade e os demais estão distribuídos em bovinocultura, suinocultura e avicultura; com relação ao cultivo agrícola, 33% estavam exclusivamente influenciados por lavouras de trigo e os demais distribuídos entre milho, soja e pastagens. Quanto aos parâmetros de qualidade de água disponíveis no SISAGUA, os poços contaminados com E. coli ou coliformes totais estavam localizados próximos a habitações e/ou aqueles que possuem entradas de água rasas. De forma geral, este diagnóstico pode colaborar com o planejamento do setor de saneamento ao relatar que apenas 8% dos poços estão de total acordo com a NBR 12244/06, e mais de 60 % apresentam contaminação de origem fecal.

Introdução

O abastecimento público de água no que se relaciona à qualidade e à quantidade de água disponível para o consumo é preocupante em função da má distribuição dos recursos hídricos e da poluição dos mananciais, superficiais e subterrâneos (BRASIL, 2006).

A preocupação com a qualidade da água de abastecimento humano é vigente pelos órgãos que tratam dessa questão, pois a água de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 2914/2011, deve estar em condições para o desenvolvimento humano, a fim de evitar a incidência de inúmeras doenças de veiculação hídrica.

Considerando que o Brasil possui 29,9 milhões (IBGE, 2010) de habitantes na área rural, os serviços relativos ao Saneamento Básico que cumprem com a Lei Federal nº 11.455/07 ainda estão defasados ou em atendimento desigual, quando comparado ao urbano. Há uma grande preocupação com a fonte de captação de água nessas áreas, aonde o sistema de abastecimento ainda não chegou.

Com vistas nesse cenário e dentre várias abordagens e melhorias na ação de distribuição, proteção e qualidade da água, o Programa Nacional de Vigilância de Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) através do instrumento Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), gera o relatório de vigilância que tem como finalidade armazenar informações sobre as inspeções sanitárias das formas de abastecimento de água e sobre o monitoramento da sua qualidade realizado pelo setor saúde.

Sabendo-se da ligação direta da qualidade da água com a Saúde Pública, este trabalho buscou relacionar os dados do SISAGUA, do ano de 2017, para os parâmetros de coliformes totais, Escherichia coli e turbidez das águas provenientes dos SACs, ao questionário qualitativo aplicado a campo que inclui os aspectos ambientais (cultivo agrícola, agropecuária, habitação próxima ao poço, resíduos sólidos) e parâmetros construtivos.

Autores: Raphael Corrêa Medeiros; Caroline Emiliano; Daniela Sartor e Nicole Bavaresco Rezende.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS