BIBLIOTECA

Simulação da qualidade da água do riacho fundo no Distrito Federal, utilizando o modelo QUAL2KW

Resumo

O foco desta pesquisa foi contribuir na gestão dos recursos hídricos e para o conhecimento da bacia hidrográfica e qualidade da água do Riacho Fundo, um dos afluentes do lago Paranoá, que recebe efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgoto do Riacho Fundo. Para o estudo de qualidade da água na bacia hidrográfica foi utilizado no trabalho o modelo matemático QUAL2Kw, que considerou os parâmetros Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio rápida e lenta (DBOf e DBOs, respectivamente) no período seco. Para a calibração deles foram utilizados os coeficientes de desoxigenação (K1), reaeração (K2) e de decomposição (Kd). O parâmetro que se mostrou melhor calibrado foi OD com concentração média de 6,74 mg/l nos pontos de monitoramento. O valor de DBO rápida média simulada foi 4,69 mg/l. Quanto a DBO lenta, o valor médio simulado foi igual a 2,14 mg/l. Estes valores foram obtidos por meio da vazão regionalizada que, quando comparados com as concentrações encontradas utilizando vazões obtidas com base nos resultados de um modelo hidrológico mostraram-se inferiores para OD, 6,61 mg/l e superiores para DBOf e DBOs, 4,72 mg/l e 2,15 mg/l respectivamente. A partir destes valores constatou-se que o Riacho Fundo atende aos requisitos para um corpo d’água Classe 2 segundo a Resolução CONAMA 357/2005.

Introdução

O crescimento populacional, a industrialização, a expansão da agricultura e as mudanças climáticas, fenômenos inerentes ao desenvolvimento do país, vêm, constante e inevitavelmente contribuindo para o processo de degradação e escassez dos recursos hídricos. Dessa forma, a atual crise hídrica brasileira encara, fundamentalmente, dois obstáculos: a escassez e a qualidade do recurso hídrico.

A fim de compreender melhor o sistema que gerencia os recursos hídricos existem ferramentas que permitem representar de forma simplificada o comportamento de um determinado sistema, fornecendo respostas as diferentes entradas e condições de contorno que possam ocorrer. Essas ferramentas são conhecidas por modelos computacionais.

O QUAL2Kw consiste em uma ferramenta que, através da utilização de modelos matemáticos e dados medidos em laboratório ou obtidos da literatura, permite simular condições reais de fontes poluidoras e a interação dos sistemas ambientais com as mesmas (Tosta e Mendonça, 1997). Este tipo de modelo permite compreender a dinâmica dos cursos d’água, determinar pontualmente os parâmetros de qualidade de água e a sua variação em função das fontes poluidoras.

Autores: Jéssica Sousa da Silva; Amanda do Nascimento Ferreira; Carlo Renan Cáceres de Brites e Sara Ferrigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS