BIBLIOTECA

Reflexos do uso da terra na qualidade da água da bacia hidrográfica Cachoeirinha Invernada, Guarulhos – SP

Resumo

O processo de urbanização pelo que vem passando os grandes centros urbanos tem afetado de forma bastante drástica a quantidade, e principalmente a qualidade das águas. A Bacia Hidrográfica Cachoeirinha Invernada, localizada no compartimento norte do município de Guarulhos (SP) contempla áreas com diferentes classes de uso da terra. Para avaliar a qualidade ambiental da Bacia Hidrográfica Cachoeirinha Invernada, foram realizadas análises das águas do córrego Cachoeirinha Invernada frente aos parâmetros físico-químicos de temperatura, pH, turbidez (TU), sólidos totais (ST), fósforo total (PT), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), bem como a análise microbiológica (E. coli) num período de 12 meses, e em seis pontos de coleta. A qualidade da água avaliada através de parâmetros físico-químicos e microbiológico, e do Índice de Qualidade de Água (IQA) que demonstraram que o ponto de uma das nascentes foi de melhor qualidade. As áreas com ocupação urbana em seu entorno apresentaram uma piora acentuada na qualidade da água, sendo o ponto próximo ao exutório o mais impactado, com IQA classificado como Péssimo. As altas concentrações de E. coli, DBO e PT indicam que a ausência de coleta de esgoto e seu descarte ou no solo ou diretamente no corpo hídrico é o fator predominante na perda de qualidade da água. Medidas preventivas, tais como proteção e recuperação das matas ripárias a coleta e tratamento do esgoto nas áreas urbanas ao longo da bacia e educação ambiental certamente auxiliarão em uma melhora significativa da qualidade da água da área estudada.

Introdução

O grande crescimento dos centros urbanos ocorrido nas últimas décadas tem promovido uma ocupação e uso da terra em escala desordenada, resultando em transformações adversas ao meio ambiente na maioria das grandes cidades brasileiras (SANTOS, 2011).

Segundo Ott (2004), esse modelo de crescimento majorado pelas más administrações públicas e privadas leva ao surgimento de uma quantidade variada de impactos negativos, estando entre eles à falta de saneamento e consequentemente poluição os corpos hídricos, impactos característicos dos ambientes urbanos. Corrobora Mueller (1997) que a busca de novas moradias, principalmente pela classe de menor poder econômico leva a ocupação de áreas sensíveis do ponto de vista ambiental acarretando perca de qualidade do ambiente.

Ainda nesse mesmo contexto, Braga e Carvalho (2003), chama a atenção para os avanços significativos da metrópole sobre o meio natural, o que têm ocasionados inúmeros impactos negativos para a qualidade ambiental do meio urbano, ressaltando os impactos que se referem à utilização dos recursos hídricos, tendo em vista que a água é um recurso finito e de essencial importância para a manutenção da vida. Sendo que, os seres humanos de uma forma geral vivem num período caracterizado por problemas relacionados à quantidade e à qualidade dos recursos hídricos, onde boas partes das cidades brasileiras sofrem com a escassez de água.

Dessa forma, as bacias hidrográficas têm sido utilizadas como unidade de análise de estudos ambientais, pois nessa unidade territorial verifica-se uma interação entre as características do meio físico e biótico com as várias classes de uso da terra, refletindo na qualidade da água do corpo hídrico (BOTELHO E SILVA, 2004), tornando possível a utilização da água como um geoindicador da qualidade ambiental da bacia hidrográfica. Salienta Gama (2003) que a bacia hidrográfica é um ecossistema propício para o gerenciamento prático, e através de indicadores a partir dos cursos d’água possibilita a medição e a avaliação de quanto às sociedades humanas interferem nos sistemas naturais.

O Município de Guarulhos, integrante da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) encontra-se em franca expansão urbana e não foge à regra de ter problemas de planejamento e de degradação ambiental com grande concentração de drenagens. A região sul, onde se deu o início do processo de urbanização possui áreas mais planas e de fácil acesso, é atualmente uma região já densamente ocupada, sendo esse um fator limitante a instalação de novas moradias. A região norte, mais acidentada, com áreas de mananciais constituindo diversas bacias hidrográficas sofre com problemas geotécnicos significativos resultantes das ações antrópicas como o estabelecimento de loteamentos em áreas que se apresentam em condições de fragilidade natural e de importantes características do ponto de vista da manutenção e preservação dos recursos hídricos (ANDRADE e OLIVEIRA, 2008).

Nesse sentido e diante deste cenário da Bacia Hidrográfica de Cachoeirinha Invernada (BHCI) em Guarulhos (SP), o presente trabalho tem como objetivo correlacionar às mudanças espaço-temporais do uso e cobertura da terra através dos parâmetros físico-químicos e microbiológico da qualidade de suas águas.

Autores: Dhisney Gonçalves de Oliveira; Reinaldo Romero Vargas e Antonio Roberto Saad.

ÚLTIMOS ARTIGOS: