BIBLIOTECA

Qualidade da água e o uso de agroquímicos no cinturão verde do Alto Tietê/SP

Resumo

A preocupação em relação a qualidade da água cresce diante do aumento da utilização de insumos agrícolas. A região leste de São Paulo possui a sub-bacia hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras e é conhecida como “Cinturão Verde”, devido ao uso expressivamente agrícola do solo. A utilização de agroquímicos pode comprometer a qualidade da água. O objetivo do estudo é apresentar o resultado de análises da qualidade da água em cinco pontos das sub-bacias Balainho, Jundiaí e Alto Tietê, de setembro de 2018 à janeiro de 2019. Os parâmetros avaliados compostos orgânicos comumente utilizados como agroquímicos. Os valores foram analisados de acordo com a resolução 357/05 do CONAMA para rios classe 1. Os resultados mostraram que durante o período, todas as análises apresentaram valores dentro do recomendado. Conclui-se que não há comprometimento da qualidade da água nestes pontos.

Introdução

Na parte leste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) está localizada a sub-bacia hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras. Por se tratar de mananciais de interesse regional para abastecimento público, a bacia faz parte da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM). Nesta área encontram-se os Sistemas Produtores de Água Alto Tietê e Rio Claro, responsáveis pelo abastecimento de água de mais de 4 milhões de pessoas. O Sistema Alto Tietê é composto por cinco represas: Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba e fornece água para a Estação de Tratamento de Água Taiaçupeba. Essas represas recebem água de vários tributários, conforme Figura 1.

qualidade-agua-agroquimicos-cinturao-verde-sp

Por pertencer à RMSP, a APRM Alto Tietê Cabeceiras apresenta uma característica peculiar: o tipo de uso do solo é predominantemente agrícola, correspondendo a 47,1% da área total (IPT, 2013). O uso expressivamente agrícola faz a região ser conhecida como “Cinturão Verde”. As lavouras começaram a ser estruturadas entre 1915 e 1940, iniciada pelos imigrantes europeus e japoneses que substituíram a mão-de-obra escrava na lavoura de café e posteriormente, arrendaram terras para cultivo de batata e legumes (Sato et al., 2008), além de produtos como café, algodão, cana de açúcar e fumo (Reis, 2016).

A região conta com aproximadamente 5.000 unidades produtivas, segundo dados do último Levantamento Cadastral das Unidades de Produção Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo (SAA/SP, 2008). Há exploração principalmente de olericultura, fruticultura de clima temperado, floricultura e o cultivo de cogumelos comestíveis com destaque para a cidade de Mogi das Cruzes (FIGUEIREDO, 2000).

De acordo com o IBGE (2015), desde 2008, o Brasil ocupa a posição de maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Esses produtos agrícolas podem ser carreados em grandes quantidades para o leito dos cursos d’água no período chuvoso. As atividades agrícolas na região do Alto Tietê estão concentradas ao longo das várzeas dos rios Jundiaí, Taiaçupeba Mirim, Taiaçupeba Açu e Tietê (Moraes, 2005). Com o escoamento dos insumos para as águas dos mananciais e considerando a importância da bacia hidrográfica para o abastecimento humano, torna-se necessário avaliar a qualidade da água na Sub-bacia, principalmente em locais próximos à áreas agrícolas.

Autores: Renata Harumi Muniz dos Santos; Osmar Gregorio Junior e Airton Silva Massari.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS