BIBLIOTECA

Produção de biogás com lodo anaeróbio a partir de resíduo de batata inglesa – influência da granulometria

Resumo

O destino final de resíduos sólidos é um grande problema ambiental. Muitos destes resíduos, que acabam indo parar no lixo, podem ser reaproveitados como é o caso dos resíduos sólidos de frutas e hortaliças que possuem um grande potencial para a produção de biogás. Buscando uma alternativa para o destino final destes resíduos este trabalho teve como objetivo estudar a produção de biogás a partir de restos de batata inglesa, juntamente com lodo proveniente de tratamento de esgoto, pelo processo de digestão anaeróbia. Além disso foram feitos ensaios para avaliar a influência da granulometria do resíduo na produção do biogás, para isso o resíduo foi utilizado de duas formas: triturado e cortado em pedaços. Os resultados de volume acumulado de biogás por massa de resíduo foram de 16,216 e 10,332 NmL/g, para o resíduo picado e triturado, respectivamente.

Introdução

As perdas, de frutas e hortaliças, durante a pós-colheita são fatores limitantes na produção de alimentos hortícolas. Apesar de o Brasil se caracterizar como um país altamente produtor, é também um dos países onde mais se perdem alimentos durante essa etapa. Estima-se que, entre a colheita e a chegada à mesa do consumidor, ocorram perdas de até 40% das frutas e hortaliças produzidas (RINALDI, 2011). A perda desses vegetais gera um aumento no volume do lixo das cidades, que descartam uma matéria prima que tem um grande potencial na geração de energia.

Por outro lado, em decorrência do tratamento dos esgotos ocorre a geração de um resíduo semissólido, pastoso e de natureza predominantemente orgânica, chamado de lodo de esgoto (KUMMER, 2013). O destino final deste lodo é um grande problema ambiental e sanitário. Por isso, alternativas de utilização deste tipo de resíduos vem sendo estudada. Os dois resíduos citados anteriormente, resíduos vegetais e lodo de esgoto, apresentam um grande potencial para produção de biogás.

O biogás é considerado um biocombustível, por se tratar de uma fonte de energia renovável, que pode ser obtido natural ou artificialmente. Trata-se de uma mistura gasosa constituída principalmente por dióxido de carbono e o gás metano (ROYA, 2011). Desta forma, este trabalho tem como objetivo o estudo do processo de digestão anaeróbia utilizando lodo de esgoto, proveniente da ETE Dancing Day, no Recife. Neste trabalho foi utilizado restos de batata inglesa coletados em uma feira de alimentos localizada na cidade de Itapissuma – PE, tendo como finalidade a produção de biogás.

Autores: Luciana de Kassia Arruda da Silva; João Vitor Farias Passos; Derovil Antônio dos Santos Filho e Mauricio Alves da Motta Sobrinho.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS