BIBLIOTECA

Processos Oxidativos Avançados Aplicados ao Tratamento de Água Produzida

Resumo

A Água Produzida (AP) é gerada como subproduto da produção de petróleo e gás durante os processos de separação pelos quais esses fluidos passam para que possam se transformar em produtos comerciais. Ela origina-se principalmente da formação geológica responsável por acumular o petróleo, onde ela permanece parcialmente misturada ao óleo e é chamada de água gerada. É uma mistura de componentes orgânicos e inorgânicos e diversos fatores influenciam suas propriedades físicas e químicas como localização e formação geológica, tempo de vida deste reservatório e tipo de hidrocarbonetos produzidos. Por ter uma grande complexidade em sua composição, seu gerenciamento requer cuidados específicos relacionados não apenas aos aspectos técnicos e operacionais, mas, também, os ambientais. As alternativas usualmente adotadas para o seu destino são o descarte, a injeção e o reuso. O objetivo deste trabalho é caracterizar a AP real e avaliar a aplicação dos Processos Oxidativos Avançados (POAs) no seu tratamento. Após passar por uma caracterização inicial, a AP foi tratada utilizando tratamento com Processos Oxidativos Avançados (POA) através de técnicas de tratamento como reação de Fenton nas concentrações de 1:5 e 1:10 (com relação ao peróxido) e peróxido/UV (H2O2/UV), utilizando sistemas de baixa e média pressão, variando o tempo de reação e a concentração de peróxido. Nos processos com H2O2/UV, a concentração de peróxido variou em 1:1, 1:2 e 1:3 com relação a DQO (Demanda Química de Oxigênio) da AP bruta, variando os tempos de reação. Os ensaios mostraram que o tempo de reação é diretamente proporcional ao percentual de remoção de peróxido, sendo mais eficientes os ensaios com maior tempo de duração resultando na remoção de grande parte do peróxido, e do Teor de Óleos e Graxas (TOG) da AP. Os ensaios realizados com reação de Fenton mostraram-se eficientes removendo praticamente todo o peróxido residual e TOG. Contudo, o processo Fenton mostra-se uma alternativa melhor para o tratamento de AP em relação ao processo H2O2/UV, já que se apresenta como uma solução de custo menos elevado devido a sua simplicidade de aplicação, uma vez que a reação ocorre em temperatura e pressão ambientes, podendo ser mais facilmente aplicado ao tratamento da água produzida na indústria de petróleo e gás.

Introdução

A Água Produzida (AP) ou Água de Produção é um subproduto gerado na produção de petróleo e gás natural durante processos de separação pelos quais esses fluidos passam para que se transformem em produtos comerciais. Ela tem origem principalmente na formação geológica responsável por acumular o petróleo, permanecendo parcialmente misturada ao óleo.

A Água Produzida (AP) ou Água de Produção é um subproduto gerado na produção de petróleo e gás natural durante processos de separação pelos quais esses fluidos passam para que se transformem em produtos comerciais. Ela tem origem principalmente na formação geológica responsável por acumular o petróleo, permanecendo parcialmente misturada ao óleo.

Com o amadurecimento do campo produtor, devido a subsequente entrada de água de fora do reservatório, ou injetada para ampliar a taxa de recuperação do petróleo, este volume pode atingir uma proporção de 7 a 10 vezes o volume de petróleo extraído, o que pode tornar a produção inviável (GUERRA, 2009).

(…)

Autor: Kleby Soares do Nascimento.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS