BIBLIOTECA

Desenvolvimento de filtro a base de celulose microcristalina funcionalizada com nanopartículas de prata para desinfecção da água

Resumo

Vários métodos têm sido estudados como alternativas para desinfecção da água, dentre eles a utilização de metais como a prata, principalmente na sua forma nanoestruturada. A incorporação dessas nanopartículas em algum substrato é indispensável para que sua aplicação como meio filtrante para que a desinfecção da água seja eficiente. Este trabalho teve como objetivo sintetizar nanopartículas de prata usando o AES (aminoetilaminopropiltrimetoxisilano) como estabilizante e agente de acoplamento para incorporar estas nanoestruturas em partículas de celulose microcristalina objetivando o uso destas como recheio de filtro visando a desinfecção da água. Entre as diferentes quantidades de AES avaliadas, a de 10,8 mmol.L-1 foi a que resultou em maior concentração de nanopartículas de prata com menor dispersão de tamanhos, e melhor estabilidade coloidal ao longo do tempo. As imagens de microscopia eletrônica de transmissão (MET) revelaram que as nanopartículas sintetizadas com esta concentração de AES apresentaram geometria tendendo à esférica, e tamanho médio próximo a 5,0 nm. A funcionalização da celulose com as nanopartículas de prata foi comprovada por análises de microscopia eletrônica de varredura com efeito de campo (MEV-FEG), espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), e espectroscopia de massa com plasma induzido acoplado (ICP-MS). Ensaios de microbiológicos mostraram que o produto desenvolvido possui excelente atividade antibacteriana.

Introdução

A preocupação com a qualidade da água potável vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, fator este vinculado ao aumento significativo da poluição mundial.

Estudos vêm sendo realizados para viabilizar a utilização de tecnologias alternativas no tratamento da água para consumo. Neste contexto, deve-se destacar o emprego de agentes oxidantes em diversos processos químicos, tais como: ozônio, cloroaminas, dióxido de cloro, iodo, bromo e peróxido de hidrogênio. A capacidade de desinfecção das cloroaminas, do dióxido de cloro e do peróxido de hidrogênio é relativamente baixa, sendo necessária a utilização de outro agente químico ou físico para uma boa desinfecção da água.

O ozônio, por sua vez, apresenta pouca estabilidade e não permanece na água tempo suficiente para produzir efeito contra contaminações residuais. Com relação aos processos que empregam agentes físicos, pode-se citar o uso de irradiação UV, lâmpadas germicidas, agentes antimicrobianos ligados a polímeros e a utilização de íons de prata (SOUZA, 2007; WU et al., 2010; MTHOMBENI et al., 2012; CABALA et al., 2015).

A ação biocida das nanopartículas de prata, assim como, a de outros óxidos metálicos contra bactérias Grampositivas e Gram-negativas, deve-se principalmente à sua alta reatividade (SOUZA, 2007). Estudos realizados por Melaiye et al. (2004) mostraram que o mecanismo de ação dos íons Ag+ contra a bactéria Gram-negativa E.coli inibe a cadeia respiratória, interferindo diretamente na replicação do DNA da bactéria e inativando as proteínas celulares.

Para que as nanopartículas de prata possam ser utilizadas na desinfecção da água, é necessária sua incorporação em algum substrato. A celulose, em especial, é um composto natural, biodegradável, renovável, atóxico e ecologicamente correto, o que a torna atrativa para uso no desenvolvimento de recheios filtros com propriedades antibacterianas e apelo de sustentabilidade.

O presente trabalho apresenta uma proposta para o desenvolvimento de um recheio de filtro, funcionalizado com nanopartículas de prata para uso na desinfecção de água para o consumo. Para isso, nanopartículas de prata foram sintetizadas empregando um aminosilano (AES) como agente estabilizante e, desta forma, estas nanoestruturas foram quimicamente adsorvidas na superfície de micropartículas de celulose.

Autores: Ana Cristina Exterkoetter; Karyn Lanna Heinz; Lana Taíse Peschel; Luciano André Deitos Koslowski e André Lourenço Nogueira.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS