BIBLIOTECA

Potencial do uso de água residuária na silvicultura utilizando espécies nativas da caatinga

Resumo: O cultivo de espécies nativas da caatinga, irrigadas com água residuária de esgoto doméstico, caracteriza-se como uma ação para recuperação de áreas degradadas para mitigação dos efeitos da seca. O objetivo da execução do presente trabalho foi avaliar o crescimento de espécies nativas na região semiárida. O ensaio foi conduzido em campo de áreas de solo com degradação agrícola e biológica. A aplicação dos tratamentos foi realizada 120 dias após o transplantio. Utilizou-se um delineamento em blocos casualizados, dispostos em faixas, com 10 tratamentos resultantes da combinação fatorial 2×5 (2 lâminas e 5 cultivares) com 4 repetições, totalizando 40 subparcelas. As espécies cultivadas foram: Aroeira branca – Astroium urundeuva (Allemão), Ipê roxo – Tabebuia avellanedae, Braúna – Schinopsis brasiliensis Engl, Catingueira – Caesalpinia pyramidalis e Freijó – Cordia trichotoma, em espaçamento 3×2 m, com área útil de 1,98 m2, com área total de 3600 m². As irrigações foram feitas com 2 lâminas semanais e 3 frequências (aplicação diária de 2,8 L dia-1, aplicação duas vezes por semana de 7,0 L dia-1, aplicação diária de 1,4 L dia-1, aplicação uma vez por semana 7,0 L dia-1 e aplicação uma vez por semana 14,0 L dia-1). Avaliou-se o crescimento de plantas aos 60 dias após o transplantio, através da mensuração da altura da planta-1, diâmetro caulinar e número de folhas planta-1. O Ipê Roxo e Freijó apresentaram maior índice de crescimento.

Introdução: A degradação de terras agrícolas ocorre, principalmente, pelas variações climáticas e o uso e manejo inadequado dos solos. No Brasil, a maioria das áreas suscetíveis à desertificação, estão localizadas nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do Nordeste (GALINDO et al., 2008), que se constituem de solos rasos e cobertura vegetal esparsa típicas da caatinga. A recuperação de áreas degradadas garante a restauração do ecossistema danificado. Neste contexto, os sistemas agroflorestais podem desempenhar um papel crucial na restauração das propriedades físicas do solo e na ciclagem de nutrientes, pois promovem o sequestro e o armazenamento de carbono (FAO, 2014). A disponibilidade e qualidade da água representam fator limitante para o bem-estar e os meios de subsistência, especialmente em terras áridas e semiáridas, por representar baixa disponibilidade de água doce (MONTEVERDI, et al., 2014). A falta de gerenciamento dos esgotos domésticos também afeta diretamente na utilização e disponibilidade de recursos hídricos, pois contaminam o solo e águas subterrâneas. A contribuição para a sustentabilidade depende da utilização ou reutilização dos recursos hídricos não convencionais (OLIVEIRA, SILVA e CARNEIRO, 2013). Os esgotos domésticos podem ser adequadamente tratados e utilizados para sistemas florestais e agroflorestais em áreas rurais e urbanas, aumentando a produção de madeira, lenha e biomassa (carvão vegetal). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de uso de água residuária no crescimento de espécies florestais nativas da caatinga.

Autores: SILVANETE SEVERINO DA SILVA; CLAÚDIA FACINI REIS; SALOMÃO DE SOUSA MEDEIROS; RENAN FERREIRA DA NÓBREGA e JOSÉ DANTAS NETO.

Leia o estudo completo: potencial-do-uso-de-agua-residuaria-na-silvicultura-utilizando-especies-nativas-da-caatinga

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS