BIBLIOTECA

Riscos de Poluição Difusa por Fósforo no Solo e Águas: Ponderando Sobre Teorias e Cenários de Fato

Poluição do Fósforo

Resumo

A intensificação do uso dos fertilizantes fosfatados, incluindo dejetos animais, mudou o cenário de solos com escassez e alta capacidade de adsorção de P, para situações frequentes de poluição difusa por este elemento. O objetivo do trabalho foi determinar a relação entre formas de P disponíveis no curto prazo entre si e com índices de capacidade de adsorção de P do solo em áreas com e sem uso de dejetos animais. Foram analisadas 22 amostras de solo da camada 0-20cm, determinando-se como formas de P disponíveis no curto prazo o P extraído pelo método Mehlich-1 (P-M1) e o P extraído com água (PAG). Como índices de capacidade de adsorção de P determinou-se a capacidade máxima de adsorção de P (CMAP) e o P extraído com NaOH 0,10 mol L-1 (PNaOH). Verificou-se correlação forte de P-M1 e PAG entre sí e com o P-NaOH 0,10 mol L-1 , mas fracamente com a CMAP em ambas as áreas com e sem dejetos animais. Na perspectiva ambiental, isso recomenda que nas avaliações sobre o potencial de transferência de P do solo para os recursos hídricos, além de se quantificar as formas de P disponíveis prontamente e no curto prazo, sejam essas relacionadas e comparadas com a somatória das formas de P adsorvidas reversivelmente no curto e médio prazo e não com as quantidades máximas de P potencialmente adsorvíveis pelo solo.

Introdução

Poluição do Fósforo – Com a intensificação do uso dos fertilizantes fosfatados de variadas fontes e o desbalanço entre o P removido nas colheitas e o P adicionado ao solo (Comissão de Química e Fertilidade do Solo RS/SC, 2004), o cenário que era de solos com baixos teores e com alta capacidade de adsorção de P mudou para situações frequentes de excedentes de P no solo (Lopes, 1984; Havlin, 2004). Por consequência, aumentaram os riscos de transferência de P para os recursos hídricos e os casos de poluição difusa (Hooda et al., 2000). Cenários dessa natureza proliferam nas regiões de criações confinadas, tipicamente de alta carga animal por propriedade rural e reduzida área agrícola apta para uso dos seus dejetos como fertilizantes do solo (IBGE, 2014).

O objetivo específico do trabalho foi a determinação da relação entre o PAG e P-M1 e desses com a CMAP e o P-NaOH em áreas com e sem uso de dejetos animais.

Autores: Carlos Alberto Bissani, Milton Antonio Seganfredo, Enilson Luiz Saccol de Sá

Fósforo no Solo

LEIA TAMBÉM: MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO ABRIU AS PORTAS PARA UMA REVOLUÇÃO NO BRASIL

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS