BIBLIOTECA

Divisão de poço de sucção para realizar limpeza sem extravasamentos em estação de tratamento de esgoto

Resumo

A rotina de operação e manutenção da maioria das estações de tratamento de esgoto, podemos elencar dois grandes desafios para atender as exigências dos órgãos ambientais fiscalizadores destas atividades, que seriam realizar a limpeza da areia sedimentada no poço de sucção e o extravasamento de esgoto bruto que ocorre em decorrência desse assoreamento, que resulta na insalubridade do local onde estão submetidos os operadores destas estações. Verificou-se a necessidade de implantar um dispositivo no poço de sucção para operacionalizar a retirada desta areia sem ocasionar extravasamentos, o projeto tem por objetivo, criar uma solução de limpeza do poço na Estação de Tratamento de Esgoto Malvas, sem contado direto sem extravasamentos, permitindo o fluxo normal da linha de passagem do esgoto, preservando a primeira etapa do tratamento da Estação. Atualmente essa limpeza do poço de sucção é realizada com a paralisação do fluxo normal do esgoto e ocasionando o extravasamento, o serviço e realizado em mutirão com vários operadores, para minimizar o tempo do deságue de esgoto bruto, ocasionando uma situação de risco de acidentes. Com a implantação do projeto, o serviço será executado por um equipamento vácuo, eliminando os riscos ambientais e a saúde do operador.

Introdução

A prática foi elaborada com a divisão do poço de sucção, criando assim um poço reserva, que funcionaria como vasos comunicantes, podendo ser revezado o funcionamento do recalque do esgoto para realizar a limpeza, utilizando apenas um operador.

Com a duplicação do poço, surge a opção de alternar o fluxo de esgoto, onde paralisamos um lado para limpeza, permitindo com que o outro poço permaneça livre com o fluxo de esgoto continuo, eliminando a possibilidade de extravasamentos.

Com a rotina em campo, na execução e manutenção dos sistemas de esgoto, a necessidade de inovar, nos proporciona a condição de elaborar dispositivos que possam dar celeridade na manutenção e operação dos sistemas de esgoto, bem como eficientização nos produtos finais resultados de tais ações e procedimentos necessário pelas próprias estações ou até mesmo por exigência de órgãos fiscalizadores. Sendo assim, foi elaborado uma metodologia inovadora para atender a melhor forma de se executar a limpeza do poço de sucção, em uma estação elevatória de esgoto, observando os seguintes pontos críticos inviabilizados no processo atual:

1. Não paralisar o fluxo normal de chegada do esgoto na estação elevatória;

2. Potencializar a capacidade de armazenamento do esgoto no poço de sucção;
3. Continuar o recalque do esgoto até o pós-tratamento;
3. Evitar extravasamentos de esgoto bruto em vias públicas;
4. Poupar o operador de condições de trabalho insalubre;
5. Garantir o funcionamento normal da estação sem paralisação para limpeza.

Nesses aspectos supracitados, projetamos a divisão do poço, com vasos comunicantes para alternância do fluxo de chegada do esgoto, firmando a funcionalidade de uma operação do sistema com mais eficiência, menos degradadora e consequentemente minimizando a poluição do meio ambiente.

Autores: Cyntia Pereira Nunes de Araújo; Alisson Pinheiro de Macêdo e Jailma Gomes Soares.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS