BIBLIOTECA

Pó de concreto é usado para sequestrar carbono nos EUA

De acordo com a empresa Silicate que desenvolveu a tecnologia, o pó de concreto proveniente da construção civil pode sequestrar permanentemente até 100 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera

Pó de concreto é usado para sequestrar carbono nos EUA

Uma startup irlandesa de tecnologia está testando o uso de pó de concreto proveniente da construção civil, com o objetivo de sequestrar carbono, e dessa forma, combater as mudanças climáticas.

A Silicate, com sede em Sligo, na Irlanda, desenvolveu uma tecnologia “melhorada” de intemperismo que visa remover permanentemente milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera.

Intemperismo

O intemperismo ou meteorização é um conjunto de processos de natureza física, química e biológica que colabora com a formação do relevo e do clima no mundo, posto que interfere nas transformações das rochas além de contribuir na formação do solo.

É a partir do intemperismo também que se forma o regolito, conjunto do material alterado, e, num estágio mais avançado, o solo, material superficial em avançado estado de alteração e lixiviação, associado à matéria orgânica, fundamental à prática agrícola e, dessa forma, à sobrevivência do ser humano.

Testes em solos agrícolas

O primeiro teste da Silicate nos EUA, vai espalhar centenas de toneladas de resíduos de concreto triturado em terras agrícolas.

O teste verá 500 toneladas de pó de concreto espalhadas por 50 hectares de terras agrícolas, em Chicago, o equivalente a 120 campos de futebol.

Ao longo de vários meses, o concreto vai se decompor no solo , iniciando um processo denominado “intemperismo aprimorado”.

A água da chuva erode as rochas, e assim sequestra o dióxido de carbono da atmosfera e transformando-o em bicarbonato, em um processo natural chamado intemperismo químico.

Os rios e o mar levam o bicarbonato, que permanece armazenado na sua forma dissolvida ou fica preso no fundo do mar.

Inspiração nos processos naturais

ÚLTIMOS ARTIGOS: