BIBLIOTECA

Nova licença do Ibama reaquece projeto do Gasoduto Brasil Central e viabiliza usinas térmicas (1)

Maior parte do PIB mundial cresce sem elevar CO₂, aponta estudo internacional

Estudo mostra que número crescente de países consegue manter a expansão de suas economias ao mesmo tempo em que reduz emissões de dióxido de carbono (CO₂), movimento identificado como desacoplamento

A relação entre crescimento econômico e aumento das emissões de carbono começa a mudar. É o que aponta o estudo Energy and Climate Intelligence Unit (ECIU).

De acordo com os dados narrados pela Euro News, 92% do Produto Interno Bruto (PIB) global e 89% das emissões estão concentrados em países que apresentam desacoplamento relativo ou absoluto, percentual que era de 77% na década anterior ao acordo, entre 2006 e 2015. O relatório analisou dados de 113 países, que juntos representam mais de 97% do PIB mundial e 93% das emissões globais.

Por décadas, o crescimento econômico resultou no aumento das emissões de gases de efeito estufa. Essa lógica, no entanto, não é favorável para o meio-ambiente e finalmente começa a ser quebrada – à medida que um número crescente de países consegue manter a expansão de suas economias ao mesmo tempo em que reduz emissões de dióxido de carbono (CO₂), movimento identificado como desacoplamento.

Avanço

Os dados indicam um avanço significativo desde a assinatura do Acordo de Paris. Além do aumento da participação do PIB global em países desacoplados, quase metade da economia mundial passou a crescer reduzindo emissões no período mais recente, reforçando a tese de que políticas climáticas não são, necessariamente, um freio ao desenvolvimento econômico.

O diretor da ECIU, Gareth Redmond-King, também destaca que o impulso criado pelo Acordo de Paris começa a se materializar.

“Hoje, mais pessoas trabalham globalmente em setores de energia limpa do que na indústria de combustíveis fósseis, e as atividades ligadas ao net zero crescem três vezes mais rápido do que a economia como um todo”, afirmou.

A Europa aparece como a região com maior número de países classificados como desacopladores consistentes, incluindo Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Suécia, Dinamarca e Países Baixos. Para evitar a crítica de que economias avançadas estariam apenas transferindo suas emissões para outros países, o estudo utilizou dados baseados no consumo, que incorporam emissões associadas a produtos importados.

Já países como Itália, Portugal e Suíça aparecem como “em evolução”, enquanto Lituânia, Letônia e Eslovênia registraram reversões no período mais recente. As maiores reduções proporcionais de emissões foram observadas na Europa Ocidental, com destaque para Noruega, Suíça e Reino Unido.

O que é desacoplamento?

O conceito de desacoplamento se refere à capacidade de uma economia crescer sem ampliar suas emissões de carbono. O estudo diferencia três situações. No chamado desacoplamento absoluto, considerado o cenário ideal, as emissões caem enquanto o PIB cresce.

Já no desacoplamento relativo, as emissões ainda aumentam, mas em ritmo inferior ao da economia. No extremo oposto está o reacoplamento, quando as emissões sobem ao mesmo tempo em que a economia encolhe, fenômeno raro e geralmente associado a crises profundas, como a pandemia de Covid-19.

Fonte: Um só planeta


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS