BIBLIOTECA

Comparação dos oxidantes cloro e ozônio na remoção do fármaco ácido mefenâmico solúvel em água

Resumo

Investigou-se o potencial de remoção do fármaco Ácido Mefenâmico solúvel em água por oxidação com cloro e ozônio, sob pH 7, tempo de oxidação igual a 3 minutos e a diferentes dosagens de oxidante. A eficiência do tratamento foi calculada pela diferença de concentração inicial e final, as quais foram mensuradas por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). Nas condições investigadas, observa-se que o cloro é mais eficiente que o ozônio apenas quando a dose de oxidante aplicada é inferior a 20 mg/L. Os resultados indicam que ambos os oxidantes possuem potencial para degradar parcialmente o Ácido Mefenâmico, visto que a eficiência do cloro foi inferior a 53% e que a eficiência de remoção por ozônio limita-se a aproximadamente 60%, mesmo com o incremento da dose de oxidante.

Introdução

A preocupação acerca do consumo excessivo de fármacos deve-se ao fato de que esses compostos são recalcitrantes e pouco biodegradáveis. Os medicamentos não são completamente metabolizados pelo organismo, sendo que de 50 a 90% da dosagem é excretada inalterada ao efluente (MULROY, 2001; MORUZZI et al., 2014).

Tais poluentes têm sido detectados em solo e em sistemas hídricos (efluentes e águas naturais), desde a década de 90, na ordem de µg/L e ng/L, indicando que, de fato, os métodos convencionais de tratamento de água e esgoto não são eficazes para removê-los (TERNES, 1998; NAKADA et al., 2006; ABDOLMOHAMMADZADEH et al., 2014).

Entretanto, estudos indicam que os fármacos podem ser degradados por oxidação química, visto que, assim, é possível oxidá-los rapidamente em compostos biodegradáveis e menos tóxicos (HUBER et al., 2005; MORUZZI et al., 2014; LOPES, 2015; LOPES et al., 2016). Nesse processo, inúmeros reagentes químicos podem ser utilizados, como por exemplo, cloro, dióxido de cloro, ozônio, peróxido de hidrogênio, radicais hidroxila, reagente Fenton, etc..

__________

TUDO SOBRE OZÔNIO – Conheça os benefícios, características físico-químicas, vantagens e comparativos.
Confira >> https://goo.gl/YC8P6J

__________

O cloro pode estar sob a forma de hipoclorito (E0 = 0,90 V), ácido hipocloroso (E0 = 1,49 V) e gás cloro (E0 = 1,36 V), os quais são fortes agentes oxidantes (DI BERNARDO e DANTAS, 2005). As formas em que se apresenta dependem principalmente do pH da solução, sendo que: i) em pH inferior a 2, predomina-se a forma gás cloro, ii) em pH próximo a 5, há predomínio de ácido hipocloroso, responsável pela ação desinfetante e oxidante do cloro, e iii) em pH superior a 10, predomina-se o hipoclorito (DEGRÉMONT, 1979; MEYER, 1994; ACERO et al., 2010).

O ozônio é um forte agente oxidante (E0 = 2,07 V em meio ácido e E0 = 2,80 V em meio básico), sendo capaz de reagir rapidamente (LEGRINI et al., 1993; LEE e VON GUNTEN, 2010). A oxidação pode ser via ozônio molecular (reação direta, predominante em meio ácido) ou via radical hidroxila (reação indireta, predominante em meio alcalino) (ALMEIDA et al., 2004). Os compostos insaturados e com estruturas aromáticas com doadores de elétrons (p.e. fenol, alquil, metóxi e amina não protonada) são vulneráveis à ozonização, enquanto que receptores de elétrons (p.e. estruturas amidas e grupos carboxílicos) são resistentes (VON GUNTEN, 2003; MAHMOUD e FREIRE, 2007; NAKADA et al., 2007).

Dessa forma, nesse trabalho, avaliou-se a remoção do fármaco Ácido Mefenâmico solúvel presente em água por meio da oxidação via cloro e via ozônio.

Autores: Mayara Sakamoto Lopes; Tatiane Arissa Tuha; Rodrigo Braga Moruzzi; Ana Carolina Dias de Oliveira e Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS