BIBLIOTECA

Ensaios de sensibilidade com diferentes organismos aquáticos para substâncias presentes em lixiviados de aterro sanitário

Resumo

O lixiviado de aterro sanitário possui diversos poluentes potencialmente tóxicos, dentre os quais destacam-se o cloreto e o nitrogênio amoniacal. Em altas concentrações, esses poluentes podem trazer efeitos nocivos aos organismos aquáticos. Para verificar a toxicidade dessas substâncias foram realizados ensaios de ecotoxicidade como ferramenta de avaliação dos riscos que essas substâncias químicas apresentam ao ambiente. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a sensibilidade de organismos aquáticos em relação ao amônio e ao cloreto. Os organismos-teste: Artemia salina, Daphnia magna e Ceriodaphnia dubia, foram expostos a diversas concentrações dessas substâncias em 24 horas de acordo com os procedimentos normativos específicos para cada organismo. Os resultados dos ensaios apresentaram diferenças de sensibilidade para os organismos: A. salina, D. magna e C. dubia, nesta ordem de resistência para ambas as substâncias. Além disso, os resultados indicaram o amônio como principal agente tóxico do lixiviado, uma vez que os valores de CE/CL50 encontrados nos ensaios de sensibilidade com esta substância foram da mesma ordem de grandeza dos valores encontrados em amostras de lixiviados brutos de diferentes aterros sanitários.

Introdução

O lixiviado de aterro sanitário é considerado um dos maiores problemas decorrentes da disposição final de resíduos. É produzido através da combinação da matéria orgânica e inorgânica em decomposição interagindo com a água da chuva que percola no aterro. Os poluentes dissolvidos nesse efluente causam inúmeros impactos adversos ao ambiente, como a poluição do solo, a contaminação de águas superficiais e subterrâneas e a intoxicação de organismos aquáticos (MOJIRI et al. 2015).

Dentre os poluentes nocivos, presentes em lixiviados de aterro sanitário, que contribuem para condições ambientais adversas aos organismos aquáticos, destacam-se as altas concentrações de cloreto e nitrogênio amoniacal (PABLOS et al., 2011), metais pesados, compostos orgânicos e condições de pH (RIBÉ et al., 2012), tornando-se imprescindível a realização de bioensaios para verificar o potencial tóxico de cada substância.

Ensaios de ecotoxicidade são ferramentas capazes de avaliar a toxicidade de efluentes, por meio da compreensão da ação de substâncias tóxicas e a avaliação do risco que estas apresentam para o ambiente.

Ensaios de sensibilidade são realizados antes de iniciar os ensaios de ecotoxicidade, para verificar qual a concentração da substância específica que causa algum efeito a 0, 50 e 100% dos organismos-teste (ABNT, 2009).

Considerando que o lixiviado possui substâncias que podem ocasionar toxicidade ao efluente mesmo após tratamento, faz-se necessário a realização de ensaios de sensibilidade com diferentes organismos-teste e substâncias específicas presentes no lixiviado de modo a contribuir para redução dos impactos negativos ao corpo receptor.

Autores: Mariane Libório Cardoso; Sarah Sasaki Jurkevicz; Isabela de Andrade e Nobrega; Cassia Reika Takabayashi Yamashita e Emily Giany Assunção.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS