BIBLIOTECA

A influição da morfometria da bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas sob enchentes no município de Marabá-PA

Resumo

O objetivo deste trabalho foi calcular os parâmetros morfométricos da bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, localizada no sudeste paraense, e revelar se estes aspectos físicos influíram em eventos críticos como as enchentes ocorridas no município de Marabá. Para obtenção das características morfométricas, coletou-se imagens SRTM no banco de dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), as quais foram tratadas e processadas com o uso do software ArcGIS 10.2, os cálculos dos fatores físicos da bacia foram solucionados por meio das equações predispostas por Villela e Mattos (1975) e a hierarquização dos canais seguiu o método de Strahler. Os resultados indicaram que a bacia possui área aproximada de 16.000 km², formato alongado, baixa suscetibilidade a enchentes, grau de ramificação de quinta ordem com maiores números de cursos hídricos intermitentes em sua extensão. Além disso, em relação ao revelo da bacia, este é ondulado com altitude média de 428,36m. Apesar dos resultados corroborarem baixa suscetibilidade à enchente na bacia, outros aspectos como a altimetria e o relevo indicam que, até mesmo a forma de uso e ocupação da área podem sim propiciar o agravamento de enchentes, já que influência na infiltração das águas das chuvas e na velocidade de escoamento superficial.

Introdução

A Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433 de 1997, dita princípios e normas para a gestão de recursos hídricos adotando a definição de bacias hidrográficas como unidade de estudo e gestão. Dessa maneira, para que se tenha uma boa gestão por parte dos pesquisadores, é de suma importância a compreensão do conceito de bacia hidrográfica e de suas subdivisões para auxiliar na tomada de decisão (BRASIL, 1997).

Segundo Poveda (2007), com base nos princípios constitucionais, é fundamental para a defesa e preservação dos recursos naturais o dever de os órgãos ambientais exercerem o controle e a fiscalização das atividades efetiva ou potencialmente poluidores ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Nesse contexto, pode-se aferir que a água é um recurso natural essencial ao desenvolvimento e manutenção da vida, tornando o planejamento e gestão dos recursos hídricos são instrumentos de suma valia ao planeta em geral.

Mediante o exposto, insere-se um dos procedimentos mais comuns em análises hidrológicas e ambientais de uma bacia hidrográfica: a caracterização morfométrica. Este instrumento auxilia na compreensão de questões da dinâmica ambiental, local e regional. Isto se dá através das informações advindas de parâmetros fisiograficos da bacia, porém Lorenzon et al. (2015) afirma que não se pode avaliar a propensão de enchentes de uma bacia com base exclusivamente na sua forma. Mas vale ressaltar que o conhecimento acerca da morfometria é de suma importância para o surgimento de trabalhos a cerca desta temática.

Corroborando com essa afirmativa, Tonello et al. (2006), dispõe que a quantificação da disponibilidade hídrica serve de base para o projeto e planejamento dos recursos hídricos. Para tanto, é preciso expressar, quantitativamente, todas as características de forma, de processos e de suas inter-relações. Cabe ressaltar que nenhum desses índices, isoladamente, deve ser entendido como capaz de simplificar a complexa dinâmica da bacia, a qual inclusive tem magnitude temporal.

(…)

Autores: Jakeline Oliveira Evangelista;  Savannah Tâmara Lemos da Costa;  Lohame Lopes Vaz;  Giovanna Saraiva Marquioro e  Glauber Epifanio Loureiro.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS