BIBLIOTECA

Monocloramina: Tecnologia para solução oxidante da Buckman

Conheça a solução oxidante da Buckman a Monocloramina

Monocloramina: Tecnologia para solução oxidante da Buckman

Quanto mais os sistemas de água de resfriamento utilizam fontes de água de reuso com altos níveis de contaminação orgânica e de processo, biocidas mais robustos são exigidos. A demanda oxidante deve ser satisfeita antes que o agente oxidante possa reagir com a matéria biológica e aparecer resíduo livre.

Uso de Monocloramina para controle microbiológico em sistemas de alta demanda

Em sistemas contaminados ou sob condições de pH alto, a alta demanda pode tornar os programas de biocidas oxidantes caros ou mesmo ineficazes. Oxamine® (tecnologia Buckman adequada para geração de MCA – Monocloramina) é um oxidante forte baseado em MCA capaz de reduzir problemas de contaminação microbiológica em água de alta demanda e não é suscetível a níveis de pH ou amônia como oxidantes regulares.

Quais o benefícios do uso da monocloramina?

A aplicação de monocloramina foi desenvolvida pela Buckman com o objetivo de controle microbiológico em águas. Porém, ao longo dos anos e do conhecimento adquirido, foi possível identificar muitos benefícios além do controle microbiológico.

Quais o benefícios do uso da monocloramina?

Então um dos exemplos mais interessantes atualmente é a utilização de condensados de processo. Ou seja, águas muito boas do ponto de vista inorgânico, mas muito complexas do ponto de vista orgânico. Sendo assim, com possibilidade de reutilização limitada. O que essa tecnologia fez foi permitir o tratamento destes fluxos de condensado sem comprometer a reutilização em torres de resfriamento, por exemplo.

Para o meio, esse benefício é muito forte, pois a utilização de água de reuso possui um apelo muito grande das empresas devido ao ESG e essa tecnologia baseada em monocloramina, que é o oxamine da Buckan, tem trazido esse benefício.

Como que é a aplicação desse produto com tecnologia Buckman?

Essa tecnologia é baseada na geração do ativo de monocloramina, portanto precisa ser feita in loco, no local. A empresa detém o conhecimento de um equipamento totalmente controlado, com autonomia até para geração dessa monocloramina e aplicação. Dessa forma, todo o processo ocorre no site do cliente, da forma mais segura possível.

Como que é a aplicação desse produto com tecnologia Buckman?

O diferencial, no caso da Buckman, é o equipamento, pois a produção de monocloramina do ponto de vista químico é muito simples. É uma reação relativamente simples, porém ela se torna complexa se o objetivo final for um produto estável. Sendo assim, a solução da Buckman é de trazer a monocloramina estável o suficiente para estar disponível na água por tempo suficiente para fazer o trabalho de destruição de duplas ligações de enxofre nas proteínas dos microrganismos.

O que é de fato a monocloramina?

A monocloramina é um oxidante débil. É diferente de uma tecnologia comum, como oxidantes base-cloro ou base-bromo. Usando então a monocloramina, a grande etapa técnica dessa reação é a destruição de duplas ligações de enxofre nas proteínas dos microrganismos. Sendo muito certeira, ela não vai reagir ou não será consumida pelos outros componentes orgânicos que estão presentes nas águas que necessitam de tratamento.

O que é de fato a monocloramina?

Outra preocupação muito presente é a geração de subprodutos da cloração, como trialo metano ou organo clorado. A monocloramina, por sua vez, não gera subprodutos, ou seja, esses componentes deixam de existir na água a ser tratada. Também, o efeito oxidante das tecnologias tradicionais é corrosivo à metais e a presença da monocloramina, em substituição a esses oxidantes fortes, reduz as taxas de corrosão.

Qual a quantidade a ser utilizada?

Por ser uma química extremamente certeira aos microrganismos, pode-se dizer indiretamente que o consumo desse produto é muito menor em quilos do que as tecnologias oxidantes.

"</p

Isso ocorre porque na tecnologia oxidante é necessário aplicar produto suficiente para reagir com tudo que existe na água, não apenas com os microrganismos. Sendo assim o volume em massa se torna realmente diferente. Portanto, a monocloramina possui um valor menor de quilo ou litro aplicado.

Assista a Gerente de Desenvolvimento da Buckman, Erika Lopes, falando sobre o envolvimento da empresa na tecnologia envolvida:

Fonte: Portal Tratamento de Água / Buckman / C. S. Krenz and S. D. Aranha, Buckman

ÚLTIMOS ARTIGOS: