BIBLIOTECA

Monitoramento da qualidade da água da represa Cachoeira do França (Sistema Produtor São Lourenço) de 2012 a abril de 2018

Resumo

O Sistema Produtor São Lourenço possui capacidade de tratar 4,7 m³/s de água para abastecimento de cerca de 1,5 milhão de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O início de operação do sistema estava previsto para o ano de 2018. Por iniciativa da Divisão de Recursos Hídricos Metropolitanos Sudoeste (MARS), o monitoramento da qualidade da água teve início em 2012 para conhecer e entender o novo manancial de abastecimento. Este trabalho apresenta as médias anuais dos principais parâmetros de qualidade e suas variações ao longo do período citado. Observou-se uma tendência de aumento da densidade de cianobactérias e clorofila a, bem como variações nas concentrações de nutrientes após a crise hídrica vivida na região sudeste do Brasil que teve auge em 2015. Durante este período, o nível de água na represa Cachoeira do França ficou ainda mais baixo, e após este período as características da qualidade da água do manancial se alteraram.

Introdução

O Sistema Produtor São Lourenço possui capacidade de levar 6,4 m³/s de água da Represa Cachoeira do França, em Ibiúna, para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande Paulista, a qual tem capacidade de tratar 4,7 m³/s de água, para abastecimento de cerca de 1,5 milhão de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), visando atender à crescente demanda por água tratada. O início de operação do sistema estava previsto para o ano de 2018.

Há diversos fatores que podem afetar a qualidade da água do manancial: usos múltiplos na represa Cachoeira do França (tais como esportes aquáticos e pesca), o nível de água bastante variável, podendo variar entre 2 metros ou mais de 10 metros, circulação nas rodovias próximas, entre outros aspectos.

Apesar de não ser obrigatório, a Divisão de Recursos Hídricos Metropolitanos Sudoeste (MARS/Sabesp) teve a iniciativa de realizar o monitoramento da qualidade da água no manancial em 2012, abrangendo a Represa Cachoeira do França e dois pontos em tributários (Rio Juquiá e Rio São Lourenço).

Autores: Graziela dos Reis Romanelli Braz; Fabiana Akemi Kudo; Osmar Rivelino; Ely Yamamura e Joscelito Campos.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS