BIBLIOTECA

Aplicação da modelagem hidráulica para melhoria de desempenho da rede coletora de esgoto

Resumo

A modelagem hidráulica permite rapidez na obtenção dos dados necessários à elaboração de projetos, além de servir como componente do banco de dados espacial a ser utilizado pela empresa. Neste trabalho realizou-se uma avaliação da capacidade de gerenciamento de projetos de rede coletora de esgoto em software de modelagem hidráulica. Permitindo a integração das informações do dimensionamento do coletor de esgotos ao SIG (Sistema de Informações Geográficas), possibilitando sua análise num contexto de múltiplos critérios.
O sistema de modelagem de rede, visa facilitar e agilizar a tomada de decisões com foco na redução de despesas e melhor desempenho em seus resultados.
Os principais fatores relacionados ao desempenho são a eficiência operacional, redução de custos, melhor operabilidade e aumento na satisfação dos clientes atendidos.
Diante destas premissas, foram desenvolvidas ações integradas pela área operacional, setor de engenharia e área comercial da unidade, com o foco na integração das áreas e processos, redução de custos e planejamento adequado dos investimentos e intervenções.
O estudo apresentado busca trazer, além da importância da integração entre os processos, a relevância da utilização de ferramentas avançadas e novas tecnologias, como a modelagem hidráulica e medidores de alta precisão, de modo a garantir o desempenho favorável esperado com ações estruturadas, planejadas e abrangentes, reduzindo a carga empírica das soluções empregadas atualmente.

Introdução

A modelagem hidráulica de sistemas de coleta e transporte de esgotos sanitários tem sido amplamente
utilizada, principalmente devido à facilidade e rapidez no cálculo, propiciadas pelo desenvolvimento da
informática, tanto no que diz respeito ao hardware como também ao software . Os softwares de modelagem hidráulica apresentam, em sua maioria, operação simples e intuitiva. Estes s ão uma simplificação dos sistemas de rede de esgoto, permitindo as decisões no processo são baseadas em critérios definidos pelo usuário, como a variação máxima no diâmetro do tubo, nas declividades mínimas e máximas do tubo, níveis de entrada, saída e sentido do fluxo.

Os resultados das simulações são apresentados em tabelas customizáveis onde os dados a serem visualizados podem ser definidos pelo usuário e graficamente, onde se pode acompanhar dinamicamente, em tela, as características hidráulicas do projeto em elaboração.

O SewerGEMS é um sistema computacional para projeto e acompanhamento de redes urbanas de esgotamento sanitário, de acordo com os padrões das normas brasileiras. Desenvolvido pela empresa Bentley, o software incorpora todas as ferramentas de traçado e desenho. A interface de trabalho é semelhante àquela dos aplicativos de CAD. Seu sistema gera automaticamente os desenhos de engenharia necessários para o desenvolvimento dos projetos executivos e mapas temáticos que possibilitam a melhor visualização das situações em nossa rede coletora.

A modelagem requer alta qualidade de dados planialtimétricos e cadastrais para produzir resultados acurados, tanto nas fases de projeto, implantação/execução e operação dos sistemas de esgotamento sanitário. Neste sentido, a utilização de um Sistema de Informação Geográfica – SIG torna o trabalho mais eficiente, proporcionando uma análise de múltiplos critérios de maneira especializada. A aplicação da tecnologia de informação no gerenciamento de projetos é uma ferramenta efetiva para otimização do gerenciamento dos sistemas de engenharia que necessitam utilizar toda a informação disponível em mapas, tabelas, relatórios e outros meios de armazenamento. A associação do SIG à modelagem hidráulica pode permitir rapidez na obtenção dos dados necessários à elaboração de projetos, além servir como componente do banco de dados espacial a ser utilizado pela empresa.

Autores: Adenizia Mezini; Paulo Sérgio Macedo Ferreira; Sueli Fátima Kogawa de Olveira; e Osqaldo Lopes Manzaro.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS