BIBLIOTECA

Modelagem hidráulica em situação de crise

Resumo

Cenário de uma densa população, da ordem de 21 milhões de habitantes, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), entre 2013 e 2015 passou por uma crise de escassez hídrica sem precedentes na sua história. A RMSP conta com um complexo sistema integrado metropolitano para o abastecimento de água. Este trabalho apresenta a inovação no uso de modelagem hidráulica para o enfrentamento de crise hídrica. A experiência de engenheiros em estudos para soluções com base em modelos de simulação hidráulica foi fundamental para a montagem e calibração de um modelo de todo o sistema adutor da região metropolitana. A complexidade de se montar um modelo único e completo do sistema adutor contou com a cooperação entre a equipe. São apresentados os desafios e alguns exemplos de soluções encontradas para o estabelecimento de uma situação menos agravada de abastecimento para a RMSP. Este trabalho deixa a experiência vivida na administração de crise hídrica com propostas de soluções rápidas e com flexibilidade de abastecimento com mais de uma fonte. Espera-se que este trabalho deixe como um legado a estratégia de flexibilidade na infraestrutura no setor de saneamento.

Introdução

As diferenças entre as diversas regiões do Brasil são significativas. Embora o Brasil seja sempre lembrado como um país que tem disponibilidade hídrica abundante, a disponibilidade per capta nas diferentes regiões brasileiras é drasticamente diferente. A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) se concentra 20% do produto interno bruto do país e possui uma população de mais de 21 milhões de habitantes. A RMSP é densa e a disponibilidade hídrica é considerada muito pobre pela Organização das Nações Unidas (UNEP, 2008), com menos de 200m³/hab.ano.

A RMSP possui diversos mananciais ou reservatórios de regularização para dar segurança hídrica e garantia de abastecimento na época de estiagem. O período chuvoso ocorre nos meses de outubro a março, onde se espera que os reservatórios de regularização acumulem água para suprir os períodos de déficits. A região Sudeste do Brasil passou por uma condição de seca extrema entre outubro de 2013 e fevereiro de 2015, quando houve uma ausência de chuvas e altas temperaturas. Uma das regiões mais afetadas pela ausência de chuvas foi a Região Metropolitana de São Paulo e o sistema produtor Cantareira o mais afetado com chuvas muito inferiores à mínima histórica. A vazão de afluência dos reservatórios de regularização foi da ordem de metade da mínima esperada para o mês de janeiro que era próxima de 30m³/s, mínima histórica de 1954.

Cerca de 9 milhões de habitantes, ao final de 2013, eram dependentes do sistema Cantareira e a percepção da possibilidade da instalação de uma crise hídrica exigiu senso de urgência, flexibilidade e adaptação rápida na proposição de soluções para administrar os impactos sociais, econômicos, políticos, de saúde pública, segurança pública e ambientais da melhor forma possível.

Todos os mananciais da RMSP são interligados através do Sistema Integrado Metropolitano (SIM). O presente trabalho contém estudos realizados de alternativas de abastecimento no maior e mais complexo sistema de abastecimento que se tem conhecimento do mundo, com a restrição hídrica jamais vista na história da região. A Figura 1 apresenta os municípios da RMSP que são abastecidos pelo Sistema Integrado Metropolitano.

(…)

Autores: Viviana Marli Nogueira de Aquino Borges; Kamel Zahed Filho; Renato de Sousa Ávila; Marcelo Frugoli e André Luiz de Freitas.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS