BIBLIOTECA

Avaliação do lixiviado (chorume) do aterro sanitário de Foz do Iguaçu/PR e a viabilidade do uso de macrófitas como tratamento primário

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar o chorume gerado no aterro sanitário de Foz do Iguaçu – PR, por meio dos parâmetros físico-químicos, microbiológicos e demonstrar a viabilidade do uso de macrófitas para o tratamento preliminar do chorume. Inicialmente caracterizou-se o chorume bruto. Para tratamento do lixiviado por macrófitas, foram montadas estruturas semelhantes a tanques de tratamento, utilizando 6 caixas de PVC, de 20 litros cada, com diferentes diluições, 9% de chorume 91% água da torneira (T1), 3% de chorume 97% água da torneira (T2), 1% de chorume 99% água da torneira (T3). Devido a taxa alta dos parâmetros físicoquímico, utilizou-se um biofiltro, com os materiais areia,pedra brita e carvão ativado ativado.com em duplicatas e neste tratamento utilizou-se a macrofita da espécie Eichhornia azurea, que após ficarem em contato com a solução de chorume diluída nos tanques por 35 dias, foram realizados testes físico-químicas, microbiológicos. Os parâmetros físico-químicos (DBO, DQO, Condutividade e Turbidez) tiveram resultados acima do esperado para a diluição de 9% de chorume. o nitrogênio total, houve uma eficiência de 99,7%.Os resultados encontrados para coliformes termotolerantes não tiveram redução significativa; enquanto coliformes totais, houve uma redução significativa sugerem-se para trabalhos prospectivos que sejam realizadas análises com diferentes diluições do lixiviado bruto e após pré- tratamento do chorume por lagoas de estabilização e, que seja analisado o nível dos tratamentos e as temperaturas no decorrer de todo o experimento.

Introdução

Com a evolução tecnológica as características físicas e químicas dos resíduos sólidos passaram por um processo de alteração que lhes tornou mais poluentes, contaminando o ar, solo e recursos hídricos com maior facilidade. Para resolver tal problemática ou minimizar os impactos gerados sobre o meio ambiente, tem-se a necessidade de desenvolvimento contínuo de pesquisas e de novas tecnologias (Abramovay, 2013).

No Brasil ainda procura-se uma forma de segregação eficaz de todo lixo gerado, com o objetivo de reduzir do volume, por meio da separação e destinação adequada, porqueo consumo de produtos industrializados vem provocando no país um grande problema ambiental e social (Kurscheidt, 2011).

As disposições destes resíduos têm como consequências, além dos impactos ambientais, dois subprodutos que derivam da decomposição dos resíduos: o gás metano e o lixiviado. Pelo tratamento ser complexo, o lixiviado recebe uma especial atenção dentro de aterros sanitários, porque os tratamentos convencionais não proporcionam eficiência na depuração, retenção e remoção dos poluentes (Morais et al, 2006).

Por esta razão, é de vital importância a realização de estudos voltados ao tratamento de lixiviado, uma vez que o desenvolvimento das cidades e a geração de resíduos passaram a ser um problema ambiental sem soluções a curto e médio prazo.

O aterro sanitário do Município de Foz do Iguaçu, localizado no bairro Porto Belo, conta com uma área de dois hectares e meio de terra, recebendo Resíduos Domiciliares, comerciais, inertes, orgânicos, recicláveis e resíduos do serviço de saúde. Atualmente o chorume gerado no aterro sanitário de Foz do Iguaçu não apresenta nenhum tipo de tratamento, está apenas recirculando pelas células.

Diante deste relato este estudo objetivou caracterizar o chorume gerado no aterro de Foz do Iguaçu – PR, por meio dos parâmetros físico-químicos, microbiológicos.

Autores: Edneia Santos de Oliveira Lourenço; Jaqueline Teixeira Possato; Adeliane Hosana de Freitas; Rosane dos Santos Grignet e Gabriela Patricia Giacomini.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS