BIBLIOTECA

Jar test e tempo ótimo de lavagem de filtros como subsídios para economia de recursos em estação de tratamento de água

Resumo

O trabalho propõe subsídios para possível revisão de procedimentos operacionais da ETA Mairiporã, diante do cenário de diminuição da disponibilidade hídrica e redução de receitas financeiras, observado no ano de 2015. Para tanto, foram realizados os ensaios Jar Test e Tempo Ótimo de Lavagem dos Filtros. O primeiro com objetivo de sugerir o coagulante mais adequado e econômico para a ETA, entre o Sulfato de Alumínio e Policloreto de Alumínio (PAC). O segundo com objetivo de verificar a validade dos tempos utilizados para a lavagem dos filtros. Como resultados operacionais destacam-se a substituição do coagulante Sulfato Férrico por PAC e o indicativo de possível redução dos tempos utilizados para a lavagem dos filtros.

Introdução

A ETA Mairiporã, situada na Rua Fernão Lopes, 206, na cidade de Mairiporã, São Paulo, produz em média 400 m3 de água potável por hora. Atualmente é constituída por um sistema de quatro ETA’s, sendo uma CONVENCIONAL e três compactas. As três ETA’s compactas são denominadas segundo os nomes dos fabricantes: SOLANIL, CFA e FG.

A ETA Mairiporã foi inaugurada em 1976, sendo constituída por apenas quatro filtros russos, não havendo decantadores e nem floculadores, que juntos tratavam apenas 14 m3/h.

Em 1979 a estação foi concedida à Sabesp, que desde então gerencia e opera as instalações.

Em 1988 a ETA passou a tratar aproximadamente 100 m3/h, após reforma dos filtros e a construção de um floculador e um decantador de alvenaria (ETA CONVENCIONAL).

Ainda em 1988 foi adquirida uma ETA compacta (SOLANIL), com capacidade para tratar 100 m3/h.

Em 1997 foi adquirida outra ETA compacta (CFA), também com capacidade para tratar 100 m3/h, contudo com o sistema de tratamento de flotação.

Em 2008 foi adquirida outra ETA compacta (FG), com capacidade para tratar 235 m3/h, perfazendo um total de 535 m3/h, que representa a capacidade máxima de tratamento da ETA Mairiporã.

A Tabela 1 apresenta um resumo das principais características de cada módulo da ETA Mairiporã.

(…)

Autores: Marcos Paulo Lallo Sartori e Mariza Fernanda da Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS:
EP Analítica inclui análise de radioatividade

BREAK NEWS: EP Analítica amplia escopo e inclui análise de radioatividade alfa e beta – Grupo EP

A EP Analítica ampliou seu portfólio de serviços, agora oferecendo análise de radioatividade alfa e beta total, além de um exame completo de potabilidade de água, conforme a Portaria GM/MS nº 888. Com mais de 50 anos de experiência e uma das maiores acreditações do Brasil, a empresa garante resultados confiáveis, rastreáveis e em total conformidade com a legislação ambiental.

Continuar lendo »