BIBLIOTECA

Interlaboratorial de pitometria em campo – Programa piloto

Resumo

O presente trabalho foi apresenta o detalhamento e os resultados do 1º Programa de Comparação Interlaboratorial em Pitometria em campo (1º PI de Pitometria em campo) organizado e desenvolvido no âmbito da Subcomissão do Programa Interlaboratorial em Velocidade de Fluidos da CT-13 Comissão de Assessoramento às Atividades de Acreditação da Cgcre. Esse programa foi concebido em 14.03.2018, na 30ª reunião da Comissão Técnica de Vazão CT-13 e finalizado em 19.03.2019. Contou com a participação dos laboratórios de pitometria das empresas Conaut Controles Automáticos Ltda., IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa.

A subcomissão decidiu pela utilização da unidade da Sabesp situada à Rua Franklin do Amaral, n° 1281, no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, na cidade de São Paulo/SP, onde existe instalado um medidor de vazão do tipo eletromagnético da marca Fisher – Rosemount, modelo 570TM50004SSF4A2V, diâmetro 500 mm, nas faixas de 150 L/s, 350 L/s e 500 L/s.

Introdução

Na 30ª reunião da Comissão Técnica de Vazão CT-13, foi realizado em 14.02.2018, a Subcomissão do Programa Interlaboratorial medição em água se reuniram e realizaram as definições iniciais do 1º Programa de Comparação Interlaboratorial de calibração de medidores de água através da Pitometria em campo (1º PI de Pitometria em campo).

Nesta reunião, foi definido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp o local dos ensaios e também pela coordenadoria do 1º PI de Pitometria em campo. Essa coordenação se manteve até o final do programa sob a responsabilidade do eng.º Olavo Alberto Prates Sachs.

Nas reuniões da CT-13 realizadas em 2018 foram definidos os participantes do programa e, também, o local onde seriam executados os ensaios Interlaboratoriais.

Os participantes do 1º PI de Pitometria em campo foram: Conaut Controles Automáticos Ltda., IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
– Sabesp e Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. A subcomissão decidiu pela utilização da unidade da Sabesp situada à Rua Franklin do Amaral, n° 1281, no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, na cidade de São Paulo / SP, onde existe instalado um medidor de vazão do tipo eletromagnético da marca Fisher – Rosemount, modelo 570TM50004SSF4A2V, diâmetro 500 mm, nas faixas de 150 L/s, 350 L/s e 500 L/s.

Na 31ª reunião, realizada em 17.08.2018, foi estabelecido que o Sr. Maurício Soares da Cgcre, será o responsável pela compilação dos resultados e descaracterização dos laboratórios.

O presente relatório apresenta os resultados obtidos pelos laboratórios participantes do programa e, também, as curvas dos erros normalizados e uma avaliação dos resultados.

Autores: Adauto Luiz de Souza da Silva; Andre Luiz dos Santos e Olavo Alberto Prates Sachs.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS