BIBLIOTECA

Implantação ETE – Reciclagem de efluentes com descarte zero

Solução Integral para Tratamento de Efluentes na Indústria de Auto Peças

Detalhes:

Implantação + Operação ETE
Vazão: 20 m³/h ETE

Resumo do Projeto:

Unidade de tratamento desenvolvida para atender às necessidades específicas do setor de auto partes. A Unidade garante, durante as operações  fabris, o tratamento de forma adequada dos efluentes gerados e em conformidade com as normas ambientais.

Estação de Tratamento de Efluentes projetada e implementada com as tecnologias mais adequadas para garantir a melhor eficiência e segurança operacional. Ela visa não apenas o atendimento legal de descarte de efluentes mas principalmente atingir o maior patamar de sustentabilidade hídrica neste empreendimento.

A ETE implantada trata eficazmente os efluentes sanitários e industriais da fábrica. Ela produz água de reuso de alta qualidade (melhor do que a água captada de poços) que abastece novamente diversos pontos de uso na produção.

Desafios Técnicos:

Tratamento de uma ampla gama de efluentes complexos, incluindo óleos, graxas, metais pesados e outros resíduos químicos comuns na indústria auto partes.

Garantia da conformidade com normas ambientais rigorosas, por exemplo:

  • redução dos parâmetros de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio),
  • O&G,
  • Metais Pesados e,
  • Controle da condutividade e pH dos efluentes.

Solução Implementada:

Para enfrentar os desafios, desenvolveu-se uma solução completa, incluindo:

  • Processo de Clarificação Físico-Química: Utilização dos processos de ajuste de pH ótimo, coagulação e floculação para desestabilização dos contaminantes e formação dos flocos.
  • Flotação por Ar Dissolvido: Remoção eficiente de sólidos suspensos e materiais orgânicos do lodo formado e de sólidos suspensos do efluente bruto através da injeção de uma corrente de água com ar saturado na câmara de expansão do equipamento FAD, projetado e construído pelo Grupo EP.

LEIA TAMBÉM: GOVERNO TARCÍSIO ANUNCIA DESCONTO DE 10% NA TARIFA SOCIAL DA SABESP COM PRIVATIZAÇÃO

Oxidação Biológica por Lodos Ativados:

Degradação da matéria orgânica dissolvida por microrganismos aeróbicos em um sistema de lodos ativados. O sistema foi projetado de forma inovadora para ocupar a menor área possível. Faz parte deste processo o sistema de aeração por difusores e sopradores de ar cuidadosamente projetados por nossos engenheiros de forma a garantir a maior eficiência energética. Além disso, o decantador secundário possui exclusivo sistema de remoção de lodo de fundo.

Tratamento Terciário e Reciclagem de Água:

Nesta etapa realiza-se o polimento da água clarificada, de forma a remover sólidos finos remanescentes e compostos orgânicos através de filtros de areia polarizada, carvão ativado e membranas de Micro Filtração.

Com a água totalmente isenta de sólidos suspensos, entra em cena então a tecnologia de Osmose Reversa, a qual remove mais de 98% dos sólidos dissolvidos (condutividade) e assim atinge-se a recuperação total de 75% da água tratada para reutilização na fábrica.

Descarte Zero:

Com o emprego da osmose reversa 75% do efluente é transformado em água de alta qualidade de reuso e 25% representa o rejeito salino, que é uma água clarificada porém altamente concentrada de sais dissolvidos.

Esta corrente salina é armazenada em tanques de estocagem e é disponibilizada para a coleta por caminhões pipa da prefeitura, que então a utiliza para umectação de vias e lavagem de ruas. Através de um acompanhamento rigoroso de qualidade através de laudos analíticos constantes, auxiliamos nosso cliente a conseguir a licença para esta operação e garantir o maior grau de sustentabilidade hídrica possível neste empreendimento.

Responsabilidades Operacionais:

Uma equipe especializada designada para então operar e monitorar continuamente a unidade, garantindo assim o atendimento às metas de tratamento de efluentes e a conformidade com as normas ambientais vigentes.

A operação foi realizada de forma integrada com o cliente, assegurando a eficácia e a eficiência do processo.

Benefícios Alcançados:

  • Alta eficiência na remoção de poluentes, garantindo então a qualidade do efluente tratado e a conformidade com as normas ambientais.
  • Reciclagem de 75% da água tratada, demonstrando assim um compromisso efetivo com a sustentabilidade hídrica, a redução do consumo de recursos naturais e e a garantia de economia financeira.
  • Descarte Zero.
  • Operação eficiente e confiável, com controle automatizado por PLC (Controlador Lógico Programável), garantindo desta forma gestão precisa, monitoramento em tempo real e intervenções imediatas quando necessário.

Este projeto destaca não apenas a bem-sucedida implantação de uma Estação de Tratamento de Efluentes na indústria de auto partes, mas também ressalta a importância de soluções abrangentes e inovadoras para enfrentar os desafios ambientais e operacionais enfrentados pelas empresas.

A integração de tecnologias avançadas, a expertise operacional e o compromisso com a sustentabilidade permitiram alcançar resultados significativos.

Destamos:

  • alta eficiência na remoção de poluentes,
  • reciclagem substancial da água tratada e,
  • operação confiável e automatizada.

Aqui na EP, ao oferecer uma abordagem completa com nossa Solução 360°, estamos assim prontos para ajudar outras empresas a transformar seus processos de tratamento de efluentes em modelos de excelência ambiental e operacional.

Fonte: Grupo EP


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS