BIBLIOTECA

Planejamento e gestão integrada de recursos hídricos – Aplicações na região metropolitana de São Paulo – RMSP

Resumo

A Gestão e Operação de Recursos Hídricos em Empresas de Saneamento Básico é processo base para toda a cadeia de Captação, Tratamento e Distribuição de Água. Trata-se de fazer a gestão dos Reservatórios – Mananciais superficiais represados, em todos os seus aspectos: Quantidade da água, Qualidade da água e Conservação e Proteção Ambiental da respectiva Bacia de contribuição. Em uma região metropolitana com Reservatórios com diferentes características de ocupação, é necessário aplicar soluções de operação e manejo específicas. Ambientes urbanos requerem uma abordagem pragmática a respeito de seus recursos naturais, enquanto mananciais protegidos necessitam foco na preservação de seu entorno. Com o intuito de minimizar impactos do ordenamento urbano, do uso e ocupação do solo, dos múltiplos usos e prioridades dos recursos, dos planos ambientais e de saneamento, drenagem urbana e políticas de gestão e conservação, adotou-se uma abordagem ampla, de planejamento e gestão integrada e definiu-se uma metodologia ou “framework” para endereçar essas questões e por consequência elencar as ações prioritárias a serem tomadas objetivando a manutenção da qualidade da água dos recursos hídricos.

Introdução

A Região Metropolitana de São Paulo – RMSP (Brasil) é a maior aglomeração urbana da América Latina com mais de 21 milhões de habitantes e está entre as seis maiores metrópoles do mundo. Com densidade demográfica de 2,6 mil habitantes por km², é quatorze vezes mais populosa do que a média do próprio Estado de São Paulo, de 181 habitantes por km².

A soma de fatores como atividade econômica, alta densidade populacional, ocupação desordenada e irregular do solo e localização geográfica (na cabeceira da bacia do Alto Tietê) resultam em baixíssima disponibilidade hídrica, em situação que pode ser comparada às realidades vivenciadas em regiões desérticas. A média anual de 160 a 200 mil litros per capital representa um décimo do valor indicado como crítico pela Organização das Nações Unidas (ONU) – que vai de 1,5 milhão a 2,5 milhões de litros por habitante/ano.

Tal restrição ao longo do tempo levou à busca de água em mananciais cada vez mais distantes e hoje impõe a necessidade de aprimoramento no planejamento e gestão dos recursos hídricos.

Neste ambiente de permanente escassez, fenômenos climáticos extremos como o ocorrido no biênio 2014-2015, com a mais severa estiagem que se tem notícia na RMSP, tornam ainda mais desafiadora a tarefa de manter a segurança hídrica.

Obter Água Bruta (água disponível nos Mananciais) na Quantidade e Qualidade necessários demanda tecnologia de operação e manejo adequado, além de das atividades de Conservação, Proteção e Recuperação de Mananciais. Tudo isso envolve uma grande necessidade de recursos e tecnologia cujo planejamento é essencial.

A necessidade de desenvolver uma metodologia, com uma abordagem integrada e ampla para alcançar as ações necessárias para a proteção e conservação dos recursos hídricos surgiu da crescente demanda por esses recursos cada vez mais escassos, caros e disputados na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP.

Autores: Suely Matsuguma e Mara Regina Samensato Ramos.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS